RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

4 min de leitura 29 outubro. 2021

A importância do smart money para as startups

# G2D Investments
A importância do smart money para as startups

O sonho de qualquer empreendedor é encontrar um investidor especializado para seu negócio, aquele que, além de capital, poderá agregar conhecimento sobre a empresa, trazendo novos contatos e, consequentemente, fazendo a companhia deslanchar — este é o conceito do smart money.   

Para as empresas que estão começando a tirar as inovações do papel, conseguir investimento pode ser uma tarefa difícil. Portanto, a procura por um investidor com esse perfil experiente pode ser o passo mais importante da corporação.

Neste artigo, vamos explicar o papel desse tipo de investidor no mundo do empreendedorismo, assim como o modo em que ele pode impactar positivamente as startups e a economia de maneira geral.

O que é smart money?

Você já se perguntou o que é smart money? Este termo pode ser definido pela entrada de um investidor com mais experiência. Isso quer dizer que, além de investir capital, ele traz expertise para auxiliar nos negócios e abrir portas novas para os empreendores.

É importante dizer que, muitas vezes, esse investimento não pressupõe uma quantia relevante de dinheiro aplicado, mas, sim, o know-how do investidor. Além da experiência, ele poderá trazer contatos, aumentando a network da empresa e angariando novas oportunidades para o empreendimento.

Geralmente, as startups mais iniciantes estão em busca desse tipo de investidor, seja para conseguir investimentos maiores ou acelerar o crescimento. Porém, por vezes, empresas maiores podem buscar esse perfil para tentar alavancar o conhecimento e a network do investidor. 

Um exemplo concreto disso é a empresa do lendário investidor americano Warren Buffett, a Berkshire Hathaway, que, ao investir em empresas menores, espera a valorização delas no longo prazo. A Apple, que, hoje, é a maior companhia do mundo e que Buffett tem quase US$50 bilhões investidos, um dia, foi um negócio de menor porte. 

O smart money na Bolsa de Valores

Na Bolsa de Valores, o termo significa um grande fluxo de dinheiro que algum investidor colocou em determinada empresa. Quando isso ocorre, sempre se levantam dúvidas se há alguma informação nova ou alguma interpretação diferente sobre determinado fato circulando em partes do mercado.

Os benefícios do smart money

Há várias maneiras de conseguir capital para uma empresa, tais como rodadas de investidores, plataforma de investimento ou investidor anjo. Contudo, o smart money possibilita benefícios que essas outras opções não proporcionam necessariamente. 

Entre os maiores benefícios, está a questão da expertise do investidor, que pode ser consultado e auxiliar na resolução de problemas do negócio e abrir portas estratégicas em clientes e parceiros. Essa pessoa tem interesse direto que a empresa cresça e evolua, até para gerar maiores retornos. 

Além disso, ele pode trazer novos investidores para o negócio por causa de sua reputação. Aqui, vale a máxima “dinheiro atrai dinheiro”, basicamente uma das principais funções desse tipo de investidor.

São nessas duas questões que o smart money se diferencia das outras formas de investir em pequenas empresas, já que não se trata apenas de capital investido, mas atuar na companhia para que ela cresça e se desenvolva.

Um dos grandes objetivos desse investidor qualificado é semear e pavimentar o caminho para que a empresa se transforme, se tudo der certo, em uma startup unicórnio, valendo mais de US$1 bilhão.

Cuidado com o dumb money

Ao contrário, o dumb money, ou “dinheiro burro”, caracteriza aquele investidor que se diz conhecedor do negócio, mas, na verdade, não consegue agregar nenhum conhecimento à empresa ou ainda apresenta intenções de tomar controle da companhia.

O smart money ou “dinheiro inteligente”, na tradução para o português, não tem qualquer interesse em, de fato, comandar o negócio, mas servir de auxílio. Por isso, ao encontrar um investidor que apresente um perfil mais diferenciado, é sempre importante manter tudo alinhado para identificar as reais intenções e evitar conflitos societários ou desalinhamento no futuro. 

Os verdadeiros smart money

Oferecendo um smart money real, a G2D usa toda a experiência de dezenas de profissionais para proporcionar apoio aos fundadores das companhias em que investem, entendendo os riscos associados a uma startup em estágio avançado.

Investir na G2D é estar em sintonia com esse pensamento de longo prazo, já que as chances de sucesso com a união de startups maduras e inovadoras e o apoio profissional são bem maiores. Além disso, no nosso portfólio, há empresas tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos

Para ficar por dentro dos planos e das novidades das empresas em que investimos, assine a nossa newsletter. Confira como a G2D pode te auxiliar na hora de investir em companhias inovadoras. 

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.