RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

6 min de leitura 24 maio. 2022

Como incluir ações de crescimento na sua estratégia

# G2D Investments
Como incluir ações de crescimento na sua estratégia

Já pensou em investir em empresas que estão deslanchando no mercado de ações e aproveitar o potencial futuro? A compra de papéis de companhias em valorização exponencial é o método de compra de ações de crescimento (ou growth stocks).

Neste texto, você saberá se vale a pena começar a investir em ações de crescimento e irá conhecer outra forma de investir a longo prazo com os value investing.

O que são ações de crescimento?

As ações em crescimento são partes de uma empresa em crescimento exponencial. O mais comum é que o setor de Big Techs (ações de grandes empresas de tecnologia) e suas empresas jovens consigam emplacar produtos novos com ações de amplo potencial.

A principal característica das empresas com ações em crescimento são os ativos superfaturados e as negociações envolvem múltiplos altos. Por isso, investimentos em growth stock oferecem riscos, assim como um bom retorno conforme as ações vão sendo valorizadas.

Então, fique atento: a inovação é o grande diferencial que faz a Taxa de Crescimento Anual Composta de uma empresa deslanchar. É por isso que é tão difícil encontrar empresas com ações de crescimento ainda não descobertas por outros investidores.

Um case de sucesso de growth stock é a Amazon. Segundo os dados da Forbes, em 2020 as ações da Amazon subiram mais de 60%, chegando ao patamar de negociação de U$ 3.000 por ação. Em setembro de 2021, a empresa conquistou o quarto lugar das melhores ações dos EUA.

Como sabemos, a Amazon não é uma empresa nova. Fundada em 1994, as ações da Amazon tiveram um salto com o início da pandemia da covid-19 devido a inovação em determinados setores.

Value Investing: o método de investimento de Warren Buffet

Diferente das growth stocks, o value investing (investimentos de valor) é um método de compra de ações que estão defasadas em comparação ao preço intrínseco. Em outras palavras, são ações de empresas consolidadas que estão, em determinado momento, subvalorizadas pelo mercado.

Logo, a baixa valorização das ações dessas empresas ocorre por influências externas do mercado, como períodos cíclicos de escassez, crises internas causadas por notícias ruins sobre a empresa e até mesmo mudanças políticas. O importante é que estes impactos não mudem as perspectivas de negócios a longo prazo.

O rei desse tipo de investimento é o magnata bilionário Warren Buffet, dono do conglomerado de investimentos Berkshire Hathaway.  Além de ser um dos homens mais importantes do mundo dos investimentos, também é um dos mais ricos do planeta.

O império de Warren Buffet é fruto dos investimentos de valor nos setores de seguradoras, bancos, infraestrutura, alimentação, tecnologia e outros. Uma das frases icônicas é a seguinte: “Preço é o que você paga. Valor é o que você leva”.

 Growth ou Value Investing: escolha a melhor estratégia

Agora que você já sabe o que são as ações de crescimento e as ações de valor, vamos ao próximo passo. É preciso decidir qual a melhor estratégia para a sua carteira de investimentos.

Historicamente, tanto as growth stocks como o value investing possuem momentos oportunos para investir. Um estudo do Bank of America / Merril Lynch apontou que nos últimos 10 anos, as ações de crescimento dos Estados Unidos demonstraram um desempenho melhor.

No entanto, antes disso, as ações de valor superaram as demais ao longo da história. O período levou em consideração um recorte de 90 anos. Isso quer dizer que desde 1926, o value investing gerou um retorno médio de 17% ao ano para os investidores.

Ao analisar esses dados é importante vislumbrar o atual cenário: vivemos um momento de rápida inovação nos processos de trabalho e nos produtos. Uma dinâmica catapultada a partir das novidades lançadas pelas grandes empresas dos setores tech.

Quais são as vantagens de investir em Growth Stocks?

Afinal, quais são as vantagens de incluir as ações de crescimento na sua carteira de investimentos? De primeira avaliação, pode parecer uma furada apostar no alto risco das ações de empresas ainda não consolidadas. Porém, a possibilidade de obter bons resultados faz toda a diferença.

As ações de crescimento têm um potencial único de, como bem diz o nome, crescer exponencialmente. Vamos tomar de exemplo algumas empresas do Brasil presentes na Bolsa de Valores.

  • Banco Inter: Em 2018, o Banco Inter (BIDI11) lançou a oferta pública inicial (IPO) e desde então demonstra valorização nas ações. Em 2022, só em fevereiro, os papéis subiram 8,51%.
  • Petz: estreando em 2020 na B3, a Petz (PETZ3) atingiu a maior valorização da sua história em janeiro de 2022, com alcançando 9,71%. A empresa faz parte do segmento de pet shops, que tem se solidificado no Brasil e afora.
  • Locaweb: empresa do setor tech, a Locaweb (LWSA3) entrou na Bolsa de Valroes do Brasil em 2020 e deslancha na esteira de valorizações. Atualmente, o crescimento já é de 400%.

Então, é possível dizer que o cenário de empresas inovadoras do Brasil é um terreno sólido para começar a investir em ações de crescimento. São companhias que estão próximas da gente, podendo ser avaliadas com fundamento e ainda, dentro do cenário da economia brasileira.

Ações de crescimento pagam dividendos?

Um fator importante na hora de escolher qual método de investimento utilizar são os dividendos. Os dividendos são parte dos lucros de uma empresa, distribuídos aos acionistas.

As empresas em growth stocks não pagam dividendos aos investidores. Isso porque o lucro é focado em reinvestir para que sigam crescendo. Como falamos, essas empresas com valorização exponencial na Bolsa tem como objetivo seguir aumentando os lucros.

A estratégia de crescimento costuma ser baseada em alguns aspectos como: alta taxa de crescimento de lucro, vendas, valor patrimonial e fluxo de caixa. Soma-se a isso o alto índice de Preço/Lucro, o que inclui o baixo índice de pagamento de dividendos.

A G2D pode ajudar você a investir em empresas inovadoras

Agora você sabe o que são as growth stock e as vantagens para investir em ações de crescimento. Então, para aumentar os seus papéis e diversificar a sua carteira de investimentos, que tal optar por empresas de alto desempenho que estão revolucionando o mercado?

Investir em uma empresa em fase de crescimento é uma boa estratégia para aumentar os seus lucros. A G2D Investments pode te ajudar nisso.  Somos uma plataforma de investimentos que democratiza o acesso ao Venture Capital no Brasil.

Nosso código na B3 é o G2DI33. Por meio de nosso papel, criamos uma forma simplificada de investir no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, oferecendo curadoria e expertise em investimentos nos maiores mercados do mundo. Conheça  mais sobre a atuação da G2D assinando a nossa newsletter.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.