RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

3 min de leitura 21 março. 2022

Startup de foguetes, Astra faz seu segundo lançamento

# G2D Investments
Startup de foguetes, Astra faz seu segundo lançamento

A Astra, startup de lançamento de foguetes que se propõe ser a Fedex do espaço, fez seu segundo lançamento bem-sucedido na semana passada. A companhia já fez parte do portfólio da G2D por meio da Expanding Capital, fundo que investe em empresas no Vale do Silício.

Essa foi a primeira vez que a Astra transportou cargas para clientes, entre eles a Spaceflight Inc., uma empresa americana especializada em inteligência aeroespacial. Esse foi o primeiro de três lançamentos contratados.

Veja o momento do lançamento do foguete da Astra a seguir:

A missão da Astra: ser a Fedex do espaço

No dia 15 de março, a missão Astra-1 partiu do Porto Espacial Kodiak, no Alasca. O foguete Rocket 3.3, designado LV0009, fez decolagem e separação de estágio conforme o previsto.

Esse é um marco importante para a startup, que fez seu primeiro lançamento com sucesso em novembro do ano passado. Agora, é a primeira vez que a Astra transporta cargas para clientes.

Entre os itens transportados estavam um CubeSat (um satélite em miniatura para pesquisas espaciais) para a Portland State Aerospace Society e um sistema de comunicações sat-to-sat para o NearSpace Launch.

Os foguetes da Astra são menores que outros modelos usados em missões espaciais, inclusive pela SpaceX, a empresa de Elon Musk. O motivo é o objetivo estratégico de se tornar a Fedex do espaço, tornando o transporte de cargas espaciais mais acessível. Entenda a seguir:

Ações da Astra sobem 25% após lançamento de foguete

Cinco dias após o lançamento de seu segundo foguete, as ações da Astra avançaram 25% na NASDAQ, onde o papel é negociado por meio do ticker ASTR.

A Astra se tornou uma empresa pública em julho de 2021, quando se fundiu com um SPAC ou Special Purpose Acquisiton Company.

Comum nos Estados Unidos, um SPAC é uma empresa de capital aberto com recursos para comprar outros negócios e funciona como uma alternativa ao IPO convencional.

Em fevereiro, quando um lançamento fracassou, os papeís caíram até 26%. Em um laudo preliminar, a empresa atribuiu a falha a dois fatores: problemas com os mecanismos de separação da carenagem e com o software com o sistema de controle vetorial de empuxo.

“Através de iteração constante e testes extensivos, conseguimos demonstrar que as mudanças eliminam o modo de falha que vimos no LV0008, ao mesmo tempo em que tornam o pacote de software muito mais robusto”, disse ao TechCrunch o responsável pela missão, Andrew Griggsele.

Até 2023, o objetivo da Astra é lançar foguetes toda semana. Depois disso, a meta é ainda mais ousada: fazer lançamentos diariamente.

Invista em companhias inovadoras com a G2D

A G2D Investments é uma empresa listada na bolsa de valores que dá acesso a companhias privadas de alto crescimento, como a Astra.

Em nosso portfólio, temos investimentos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, em empresas de tecnologia e marcas de consumo que acompanham as novas tendências do século 21. Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.