RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

6 min de leitura 14 junho. 2022

B Corp: um grupo seleto de empresas padrão ouro

# G2D Investments
B Corp: um grupo seleto de empresas padrão ouro

O selo B Corp só pode ser sustentado por cerca de quatro mil empresas no mundo todo. No portfólio da G2D, há cinco dessas companhias. A partir de agora, vamos entender o que as torna tão diferentes.

Uma missão comum a todas as companhias B Corp é fazer negócios com responsabilidade e transparência, além de investir em ações que beneficiam toda a comunidade.

Esses são considerados o padrão ouro quando se fala em práticas ESG nos negócios. Entenda mais a seguir.

O que é B Corp?

A Certificação B Corp é a designação de que uma empresa atende altos padrões de sustentabilidade e desempenho em relação à responsabilidade e transparência com funcionários. A companhia que recebe a certificação é chamada de empresa B.

Também são levadas em conta ações de caridade e atitudes que tragam benefícios para toda a cadeia produtiva. No mundo, existem cerca de 4.247 empresas B Corp em 77 países e 153 indústrias. No Brasil, 213 empresas possuem essa certificação, entre elas Natura e Movida.

O selo B Corp é concedido a companhias que adotam padrões do B Lab, uma organização sem fins lucrativos baseada na Pensilvânia, nos Estados Unidos. As principais motivações para ser uma B Corp são:

  • ter uma forma de medir a sustentabilidade dos negócios;
  • aumentar o reconhecimento da marca no mercado;
  • atrair investidores comprometidos com causas ESG (fundos de investimento precisam seguir um rigoroso processo de seleção e ter o selo B Corp facilita a análise);

Como se tornar uma B Corp

O processo de certificação B Corp é voluntário e leva entre seis meses e dois anos a partir da inscrição. Uma vez nesse processo, a empresa candidata deve preencher um formulário com 200 perguntas sobre ações sociais, tratamento de funcionários, multas e penalidades recebidas, mulheres em cargos de liderança e assim por diante.

A análise é realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente. Ela busca entender como as operações e o modelo de negócio da empresa afetam pessoas, sociedades e ecossistemas.

Para obter o certificado, é necessário obter no mínimo 80 pontos. A veracidade das informações precisa ser comprovadas com documentos e, além disso, membros do B Lab ficam encarregados de atestar que os dados fornecidos são confiáveis.

Após a aprovação, as companhias pagam uma anuidade a partir de US$ 500 para o B Lab, taxa que varia de acordo com o faturamento da empresa até o limite de US$ 150 mil.

Para obter o selo B Corp, as empresas precisam se inscrever voluntariamente no processo e atender os seguintes requisitos:

  • Performance: demonstrar alto desempenho social e ambiental, alcançando uma pontuação de 80 ou superior;
  • Responsabilidade: assumir um compromisso de governança corporativa, alterando sua estrutura para prestar contas a todas as partes interessadas, não apenas aos acionistas, mas a todos os públicos de interesse;
  • Transparência: permitir que informações sobre seu desempenho medido em relação aos padrões do B Lab estejam disponíveis publicamente.

Empresas B no portfólio da G2D Investments

The Craftory

Baseada em Londres e São Francisco, a The Craftory foi fundada por Elio Leoni Sceti e Ernesto Schmitt segue critérios mais específicos do que os fundos tradicionais de Venture Capital e Private Equity.

Os alvos da companhia são as chamadas Challenger Brands: marcas que desafiam o status quo e trabalham para transformar um mercado. O critério número 1 de investimento da The Craftory é apoiar marcas que trabalhem por causas justas, como:

  • facilitar a vida saudável;
  • ter produção e consumo responsável;
  • trabalhar pelo progresso da sociedade;
  • promover a auto-estima;
  • democratizar acesso a bens e serviços.

TomboyX

A TomboyX é uma marca americana de roupas íntimas e moda praia para todos os gêneros e se propõe a oferecer conforto para todas as silhuetas e tamanhos, não bastando simplesmente aumentar a escala regular.

  • 75% de seus fornecedores significativos possuem terceiros ambientais e/ou certificações voltadas para o social;
  • mais de 90% dos funcionários classificam o TomboyX como um ótimo lugar para trabalhar e adicionaram um
    Política para Colaboradores em Aleitamento Materno;
  • 100% de seus trajes de banho são feitos com 80% de água reciclada e 45% de energia solar energia;
  • 60% do Conselho de Administração são mulheres. 33% são LGBTQ.

Edgard Cooper

A Edgard & Cooper é uma marca de alimentos para cães e gatos, com refeições balanceadas, ricas em carnes frescas, frutas, vegetais, vitaminas e até prebióticos. O objetivo é oferecer uma alternativa para refeições altamente processadas.

  • 768 horas de trabalho voluntário da equipe Edgard & Cooper em abrigos para animais em 2021;
  • 25.832 árvores plantadas por meio da iniciativa Green Friday e 18.750 refeições doadas a cães de rua como parte de seu programa de fidelização de clientes;
  • Mais de 610 mil euros comprometidos com a Fundação Edgard & Cooper desde 2016, ajudando mais de 100 mil cães e gatos necessitados.

Who Gives a Crap

A Who Gives A Crap é uma empresa de itens de higiene pessoal com sede na Austrália. A Empresa tem a missão de garantir que todos tenham acesso a saneamento e água limpa, doando 50% de seus lucros para ajudar a construir banheiros em todo o mundo.

  • já doou mais de 10 milhões de dólares canadenses desde 2012, o ano de sua fundação;
  • seus produtos são livres de plástico e a marca oferece papel higiênico gratuito feito a partir de tintas, corantes e aromas de fontes sustentáveis;
  • Todos os envios de itens para consumidores são neutros em carbono.

Allplants

A allplants é uma empresa de refeições plant-based congeladas com sede nos Estados Unidos e Reino Unido. A companhia está redefinindo a experiência dos pratos prontos congelados, oferecendo refeições elaboradas por chefs e  cuidadosamente preparadas com ingredientes que proporcionam saúde, qualidade e sabor.

  • legumes pouco firmes foram trazidos para 15 de seus pratos, reduzindo o desperdício de alimentos em 600 kg em 2021;
  • tem parcerias para evitar o desgaste do solo e facilitar o sequestro de carbono na produção de alimentos;
  • doou mais de 90 mil refeições para projetos sociais e evitou a emissão de 120 toneladas de CO2.

Invista nas empresas do futuro com a G2D

A G2D Investments é uma empresa listada na bolsa de valores que dá acesso a companhias privadas de alto crescimento. Em nosso portfólio, temos empresas que trabalham nos segmentos de tecnologia e tendências de consumo do século 21.

Por meio de nosso código de negociação na B3, o G2DI33, é possível investir de maneira diversificada em companhias no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa, que estão trabalhando para construir um futuro melhor. Conheça nosso portfólio.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.