RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 21 setembro. 2022

Buy Now, Pay Later: saiba tudo sobre essa forma de pagamento

# G2D Investments
Buy Now, Pay Later: saiba tudo sobre essa forma de pagamento

O Buy Now, Pay Later é uma tendência que vem ganhando espaço no território brasileiro. Apesar de parecer um simples pagamento em prestações, esta modalidade possui diferenciais que podem ser atrativos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Por ser uma evolução em formato digital do antigo carnê, essa opção de pagamento se tornou popular especialmente no âmbito das compras online. Neste artigo, entenda como funciona a prática de comprar agora e pagar depois, e qual é o tamanho desse mercado. 

Entenda o que é Buy Now, Pay Later

“Buy Now, Pay Later” (BNPL) é um tipo de financiamento de curto prazo cuja premissa é permitir que o consumidor faça compras e as pague em uma data futura, muitas vezes sem o acréscimo de juros. Em português, a frase significa “compre agora, pague depois”. 

Também conhecida como financiamento adiado, a opção de “compre agora e pague mais tarde” serve para quem precisa comprar um produto, mas não tem recursos para pagá-lo de uma só vez. Assim, o pagamento pode ser quitado ao longo de um período predeterminado, como 30 dias ou até 12 meses.

Por exemplo, se deseja trocar de TV, mas não é ligado a uma instituição bancária ou ainda não tem dinheiro suficiente guardado, você pode comprar agora e pagar depois. Você só será obrigado a fazer pagamentos mensais pelo produto até quitar o valor.

Como funciona o método Buy Now, Pay Later?

No método Buy Now, Pay Later, são feitos empréstimos parcelados em pontos de venda ou lojas online que permitem ao consumidor fazer compras e pagá-las em uma data futura. Os termos e as condições do pagamento podem variar conforme a empresa e o provedor que faz a intermediação da compra. 

Então, como isso funciona? Primeiro, a loja deve oferecer a modalidade. A opção Buy Now, Pay Later deve ser selecionada durante a compra. Em seguida, o cliente passa por uma aprovação do financiamento de curto prazo e, caso seja aceito, precisa realizar um pagamento parcial da compra – cerca de 25% do total. 

O restante do valor é dividido em parcelas sem juros que podem ser pagas por PIX, transferência bancária, cartão de crédito ou débito. O diferencial está no fato de que o comprador não precisa estar vinculado a uma instituição financeira. Assim, ele pode realizar a compra sem ter um cartão de crédito ou limite pré-aprovado. 

O avanço do Buy Now, Pay Later no Brasil e no mundo

A recente expansão dos e-commerces, especialmente nos países desenvolvidos, vem impulsionando o crescimento do segmento global de Buy Now, Pay Later. O valor desse mercado está projetado para atingir US$ 90 bilhões até 2029, segundo a especialista em pesquisas de mercado Fortune Business Insights.

O modelo está ainda dando os primeiros passos na América do Sul. Na região, o mercado avança principalmente em razão do volume de investimento em fintechs que oferecem esse serviço. 

Já em países como os Estados Unidos, 39% da população afirma ter usado BNPL ao menos uma vez, segundo dados da pesquisa realizada pela empresa norte-americana The Strawhecker Group. Recentemente, a Apple lançou o Apple Pay Later, considerada a maior aposta da Big Tech na área de financiamento. 

Benefícios e desvantagens da modalidade

O Brasil é um país com muitos inadimplentes. O número de brasileiros endividados é equivalente ao tamanho da população francesa – 64 milhões, segundo dados do Serasa de 2021. A quantidade vem aumentando desde 2020, sendo o atraso no pagamento de faturas de cartão de crédito a principal fonte de endividamento.

Por isso, é cada vez mais relevante que os negócios consigam avaliar o risco de maneira precisa. A burocracia costuma ser um problema nesse processo, mas com o BNPL, uma modalidade baseada em tecnologia e executada de forma digital, encontra-se uma solução para oferecer financiamento de maneira ágil. 

Apesar disso, existem alguns pontos que podem ser vistos como desvantagens no formato desenhado para pagar depois. Abaixo, confira os principais prós e contras da modalidade Buy Now, Pay Later. 

Prós:

  • É uma maneira conveniente de pagar as compras ao longo do tempo;
  • Apresenta juro zero ou menores do que os dos cartões de crédito;
  • Dispensa a ligação com uma instituição financeira para utilizar;
  • Tem aprovação rápida.

Contras:

  • Os pagamentos podem ser difíceis de rastrear;
  • Pagamentos ausentes ou atrasados resultam em multas;
  • Não há cashback ou recompensas nesse tipo de compra;
  • Os pagamentos podem continuar mesmo se o item for devolvido.

Fique por dentro das novidades do mercado financeiro 

A G2D é uma empresa de Venture Capital que busca facilitar o acesso a investimentos globais, em empresas inovadoras com potencial de liderarem os respectivos mercados de atuação. Por meio da nossa plataforma, o investidor acessa empresas em fase exponencial de crescimentos, no estágio pré-IPO

Com mais de 30 anos de experiência em investimentos, a G2D possui uma equipe de especialistas no mercado financeiro. Por isso, conte com a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades. Inscreva-se.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.