RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

4 min de leitura 09 fevereiro. 2022

O que é e como investir em capital de risco

# G2D Investments
O que é e como investir em capital de risco

Muitos investidores iniciantes têm dúvidas sobre o que é capital de risco, uma vez que, muitas vezes, isso é voltado para perfis mais experientes. Porém, atualmente, há formas de qualquer investidor ter acesso a essa modalidade de investimento, que tem grande potencial de retorno.

Capital de risco, ou venture capital, é o termo utilizado para investimentos em empresas não listadas na Bolsa de Valores. Nisso, estão as startups, empresas inovadoras e com capacidade de grande desenvolvimento e impacto na sociedade.

Para te ajudar a entender sobre esses investimentos, preparamos um conteúdo com algumas informações sobre o que é capital de risco. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto. 

Capital de risco como investimento

Capital de risco ou venture capital é a modalidade de investimento em empresas de pequeno e médio porte, em estágio inicial e que não estejam na Bolsa de Valores, mas que tenham um grande potencial de crescimento. O objetivo dos investidores com esses negócios é ajudá-los a crescer e se estabelecer no mercado.

Os investidores de capital de risco podem participar mais ativamente do desenvolvimento do negócio, inclusive ajudando os administradores. Na Bolsa de Valores, trata-se de um investimento mais passivo, no qual há a aplicação do dinheiro, mas, por serem empresas mais consolidadas, não se faz necessária essa participação ativa do investidor.

A vantagem do capital de risco encontra-se justamente nessa voz mais ativa dentro do empreendimento, uma vez que esses negócios apresentam ideias inovadoras, que podem transformar o mercado e, por consequência, aumentar o retorno do investidor. 

Já para as empresas a grande vantagem, além da injeção de recursos, é poder contar com o auxílio de investidores para melhorar a performance do negócio. Com isso, aumenta-se a competitividade e melhora a imagem do empreendimento perante o mercado.

Como investir em capital de risco?

Pelo risco associado a esse tipo de mercado, já que se tratam de empresas mais jovens, esse tipo de investimento era restrito a investidores mais experientes, que possuem maior capacidade de análise de um negócio. Afinal, uma das desvantagens das empresas de capital de risco é quando a prática não sai exatamente como a teoria.

Nesse sentido, geralmente, os fundos de capital de risco são os veículos usados por investidores mais experientes. Pensando nessa questão e na atração que esse mercado possui, a G2D é a principal forma de qualquer investidor pessoa física conseguir acesso a esses negócios hoje. 

A G2D capta as melhores oportunidades do mercado brasileiro e estrangeiro, investindo nessas companhias. Ao aplicar na G2D na Bolsa de Valores, o investidor tem acesso aos negócios mais disruptivos com a segurança de contar com especialistas na escolha das empresas. Conheça nossos princípios.

Dessa forma, com a G2D, há uma redução substancial dos riscos envolvidos, já que existe uma estrutura feita para analisar empresas, participar de reuniões de novos negócios, enquanto toda a rentabilidade associada a esse tipo de investimento continua.

Outras modalidades de capital de risco

Além do venture capital, que é o investimento em empresas de pequeno e médio porte, há o private equity, também de capital de risco. Nessa modalidade, os investimentos são focados em empresas mais consolidadas, com perspectivas mais estáveis de crescimento. 

Essa modalidade é bastante praticada via fundos de investimentos, que injetam capital em empresas com a perspectiva de melhorar a gestão e as contas do negócio, abrindo espaço inclusive para uma abertura de capital na Bolsa de Valores. 

Por essa razão, o private equity é um pouco menos arriscado que o venture capital, já que investe em uma empresa mais madura e com mais tempo de mercado. Entretanto, ainda existem os riscos associados a qualquer investimento em negócios que podem não dar tão certo ou sofrerem com o cenário econômico.

Invista em capital de risco com a G2D

Agora que você já sabe o que é capital de risco, aproveite para conhecer como investir nesse mercado com facilidade por meio da G2D. Para isso, basta procurar pelo código G2DI33 na sua plataforma de investimento e escrever o futuro com as empresas que investimos. 

Temos expertise de mais de 30 anos de atuação, além de 50 profissionais dedicados a encontrar as melhores oportunidades dentro e fora do Brasil. Conheça mais o nosso portfólio. 

Dessa forma, você conta com a nossa atuação para encontrar as próximas grandes empresas diminuindo os riscos envolvidos nessa operação e ainda pode obter o retorno correspondente com essa empreitada. 

Fique por dentro de todos os negócios e novidades da G2D por meio da nossa newsletter. Inscreva-se!

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.