RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

4 min de leitura 25 novembro. 2021

Como definir uma estratégia de investimento

# G2D Investiments
Como definir uma estratégia de investimento

Antes de investir dinheiro, é preciso planejar quanto você está disposto a correr riscos, qual valor será investido por mês e em quais tipos de ativos. Com base nesses critérios, você define a sua estratégia de investimento.

Um bom planejamento diminui os riscos de perdas relevantes de capital e aumenta as chances de conquistar objetivos. Porém, não há uma fórmula certa para isso, já que tudo depende do seu perfil de investidor. Vamos explicar sobre isso neste texto.

Perfis de investidores

Geralmente, ao abrir uma nova conta em uma corretora de valores, o investidor deve completar um perfil de risco. A depender da estratégia para investir, cada indivíduo é caracterizado como:

  •  Conservador: investidor mais preocupado com a segurança do dinheiro do que com a rentabilidade. Ou seja, ele quer ver o investimento rendendo pouco a pouco, mas não aceita perder parte do valor investido. Os conservadores estão focados em manter o patrimônio acumulado, e não em uma enorme valorização;
  •  Moderado: este perfil está mais disposto ao risco, mas não tanto quanto o arrojado. Ele ainda prefere a segurança, mas aceita colocar parte do patrimônio em algo com potencial grande de valorização, mesmo que haja uma possibilidade de perda de capital;
  • Arrojado: este investidor já tem mais experiência no mercado e entende quais riscos estão envolvidos. Em geral, a estratégia de investimento inclui aportes na Bolsa de Valores ou nas criptomoedas, nichos com maior volatilidade, ou seja, maior variação.

Diversificação

Conhecendo-se como investidor, é possível escolher melhor os ativos para compor a carteira de investimento, fazendo a diversificação. As possibilidades podem ser divididas em renda fixa, como títulos do Tesouro; renda variável, como Bolsa de Valores e criptomoedas ou fundos.

Também é essencial que a estratégia de investimento tenha objetivos, seja a compra de um imóvel, um curso no exterior ou até a aposentadoria. Algumas aplicações, especialmente de renda fixa, possuem prazo para retirada, então é indispensável que esse tempo esteja de acordo com as metas.

Mesmo para os investidores mais conservadores, que preferem a renda fixa, há boas possibilidades de diversificação. É possível investir em diferentes títulos do Tesouro Direto, debêntures (dívidas de empresas com um pagamento fixado) ou certificados de depósito bancário (CDBs), empréstimos para bancos.

Fora da renda fixa, para os mais arrojados, podemos citar as estratégias para investir na Bolsa de Valores, nos fundos imobiliários, nas criptomoedas, entre outros. Porém, é imprescindível que haja um bom balanceamento entre cada um, de acordo com o perfil. Nas ações, por exemplo, é importante investir em vários setores diferentes para se proteger de crises.

Exemplos de estratégias de investimento

Quando se trata de investimento, o ativo mais valioso é o tempo. Mesmo as ações, quando pensadas para  o longo prazo, podem oferecer um retorno bem maior do que para aqueles que investem pensando em curto e médio período.

Essa é a estratégia chamada “buy and hold” ou “compre e segure” na tradução literal. Nela, o investidor se preocupa em colocar mais dinheiro, pensando no crescimento em 10, 15 anos ou até mais.

Outra fórmula de muito sucesso é a de “investimento de valor”, mais focada nos preços das ações. Aqui, o investidor procura as empresas com preços abaixo do justo e espera a valorização.

Uma terceira alternativa é a estratégia de investimento em ações com bons dividendos, um pagamento esporádico que os investidores recebem das companhias em que investem. Muitos utilizam essa tática para se aposentar, já que, quando volumosos, esses pagamentos podem cobrir as despesas mensais.

A carteira da G2D

A estratégia de investimento da G2D é pensada justamente a longo prazo. Investimos em empresas disruptivas, com alto grau de inovação e que podem apresentar uma enorme valorização no decorrer do tempo. Para isso, temos profissionais focados em encontrar esses empreendimentos.

Além disso, a G2D tem um  portfólio variado, com capital tanto no Brasil quanto no exterior, o que traz maior segurança para quem investe conosco.

Para saber das novidades e dos investimentos da G2D, assine a nossa newsletter e acompanhe as empresas em que acreditamos.

#

O que é a G2D investimentos

A G2D é uma plataforma global de investimentos em empreendimentos promissores quando o assunto é tecnologia disruptiva e crescimento acelerado. Está listada na B3 como (G2DI33)