RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 29 agosto. 2022

Tudo o que você precisa saber sobre como comprar ações pela internet

# G2D Investments
Tudo o que você precisa saber sobre como comprar ações pela internet

As ações são investimento que nunca cai em desuso. O preço das ações costuma cair quando a Selic, taxa básica de juros, sobe. É uma boa oportunidade para pagar barato, em busca de uma valorização futura. Para isso, é importante entender como comprar ações pela internet.

Ações são títulos ou frações do capital social de uma empresa. Cada papel representa uma parte da propriedade da companhia. Quando um investidor compra uma ação, passa a ter direitos – como o recebimento de dividendos, quando a empresa os distribuir.

Ações são, historicamente, ótimos investimentos no longo prazo. Porém, a perspectiva de rentabilidade é proporcional ao risco. Portanto, devem fazer parte de uma estratégia inteligente, além de não serem o único trunfo da carteira.  

Isso porque o mercado financeiro é dinâmico e responde às mais diversas influências, não apenas no Brasil, mas em outros países. Ele reage às grandes mudanças políticas e comerciais das empresas que podem causar reações na Bolsa de Valores.

Neste post, vamos explicar qual perfil de investidor tem mais a ganhar com as ações on-line, porque esse tipo de aplicação é vantajoso e como comprar ações pela internet sem dificuldades!

O mercado de ações é indicado para quais investidores?

Antes de aprender como investir na Bolsa de Valores pela internet, é muito importante levar em conta o seu perfil de investidor e definir seus objetivos financeiros a partir do risco que está disposto a assumir.

O perfil de investidor está relacionado ao grau de risco ao qual o investidor aceita se submeter em busca de uma rentabilidade maior. Há três perfis no mercado: conservador, moderado e agressivo (ou arrojado).

Em geral, investidores conservadores não priorizam as aplicações de renda variável, como o mercado de ações, já que elas são mais imprevisíveis, portanto, envolvem riscos mais altos.

É claro que, quanto mais arrojado for o investidor, maior será a tolerância ao risco e a propensão a apostar na renda variável. Porém, isso não significa que só os investidores de perfil mais agressivo possam comprar ações!

Mesmo os investidores de perfil mais moderado podem investir parte do capital no mercado de ações em busca de um retorno financeiro mais alto. A diferença é que, nesse caso, esses ativos não terão uma participação tão grande nas carteiras de investimentos.

Como comprar ações pela internet: um passo a passo

Comprar ações on-line pode parecer difícil à primeira vista, mas, na realidade, não envolve grandes complicações. Para facilitar a vida do investidor iniciante, vamos apresentar um passo a passo de como fazer isso de uma forma prática e simples.

A primeira coisa a ser feita é escolher uma corretora de valores de sua preferência e criar uma conta. Para isso, é importante fazer uma boa pesquisa e priorizar opções com sólida reputação no mercado.

Para criar a conta, basta inserir os dados solicitados, criar um login e uma senha. Em seguida, será necessário transferir dinheiro para a conta na corretora. Afinal, com esse saldo, você vai realizar as transações.

Feito isso, é hora de entrar na plataforma de home broker. No campo de busca da página, você deve inserir a sigla do ativo desejado para ter acesso às ações e fazer as operações financeiras.

Na hora de emitir a ordem, é preciso definir se a operação será de compra ou de venda, assim como a quantidade de papéis que você almeja adquirir. Não se esqueça de que há um lote mínimo de 100 ações e as negociações só podem ser feitas no horário do pregão (das 10h às 18h de dias úteis).

Quando algum investidor se interessar pela sua oferta, a ordem será executada. Nesse momento, as ações são transferidas para a sua carteira, e você se torna, oficialmente, um acionista da empresa.

É importante ter em mente que, para descobrir quais são as melhores ações para comprar, é necessário analisar o mercado e as ações negociadas na Bolsa. Também vale acompanhar as tendências de mercado para saber quando é melhor comprar e vender os papéis.

Por que comprar ações pela internet é vantajoso?

A maior vantagem é a rentabilidade. Depois de compradas, as ações podem ser vendidas no mercado a qualquer momento. Se você acha que uma ação vai subir, pode comprar opções futuras para investir nela, tendo ainda mais flexibilidade!

Além disso, você pode ganhar dinheiro com suas ações por meio dos dividendos, pagamentos que as empresas fazem aos investidores. Aplicado na modalidade swing trade, outro benefício é a isenção do Imposto de Renda, em caso de vendas de ações que, somadas, são menores que R$ 20 mil. 

Existe valor mínimo para investir em ações pela internet?

Muitos investidores acreditam que, para investir em ações, é necessário um enorme aporte financeiro. Isso é um mito. Afinal, os preços dos ativos no mercado têm uma grande variedade. Inclusive, existem papéis que custam poucos centavos!

Assim, não há um investimento mínimo necessário. Tudo depende do tipo de ação e do número de papéis que você pretende adquirir. O que você precisa fazer é pesquisar as cotações e aproveitar os melhores momentos para negociar cada ação.

Como investir em ações com a G2D

Agora que você já sabe como comprar ações pela internet, que tal dar seus primeiros passos de uma maneira prática e simples? Você pode adquirir papéis da G2D na Bolsa de Valores e ser nosso acionista! Estamos listados na B3. Nossos papéis são negociados com o código G2DI33.

Adquirindo nossas ações, é possível investir em startups com alto potencial de crescimento em fase pré-IPO. Não é preciso aportar um grande montante e não é preciso esperar um prazo para se vender os ativos. Quer saber mais? Acesse o nosso site e confira nosso portfólio de investimentos.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.