RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 01 junho. 2022

Corretoras de investimento: o que são e por que contratar uma?

# G2D Investments
Corretoras de investimento: o que são e por que contratar uma?

As corretoras de investimento conectam os investidores ao mercado financeiro e tornam o processo de investir em ativos financeiros muito mais simples e seguro. Além de contarem com uma série de vantagens, elas podem ser usadas para investir em renda fixa e renda variável, como ações da Bolsa.

Contudo, é preciso ter atenção na hora de escolher corretoras de investimento confiáveis, já que as condições e as taxas cobradas podem variar bastante. Além disso, é necessário se assegurar da idoneidade da empresa antes de assinar o contrato. 

Neste post, explicamos o que são corretoras de investimentos e como elas funcionam. Também esclarecemos as questões de segurança e ajudamos você a escolher a corretora ideal. Confira a seguir! 

O que são corretoras de investimento e como elas funcionam

As corretoras de investimento agregam diversos produtos financeiros e fazem a intermediação de transações de compra e venda de ativos, como ações ou títulos. Na prática, elas atuam como um gigantesco supermercado de investimentos, cujas vitrines estão lotadas de ativos financeiros de várias instituições!

O primeiro passo é abrir uma conta de investimentos na corretora e transferir o dinheiro para ela. A segunda etapa é escolher os ativos em que os recursos serão aplicados, de acordo com seu perfil e seu objetivo. Depois, é só acessar o sistema da corretora (algo que pode ser feito pela internet) e fazer as aplicações. 

Investir com corretora é seguro?

Investidores de primeira viagem costumam ter certo receio, mas aplicar dinheiro usando uma corretora é um processo totalmente seguro. Para as empresas operarem, precisam ter autorização do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários, além de registrar os títulos negociados nas instituições responsáveis.

Você também pode contar com a garantia de que as corretoras de investimentos seguem os regulamentos das principais instituições financeiras, como o Banco Central, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Como escolher a melhor corretora de investimento

Existem alguns critérios para definir qual corretora de investimentos escolher. Antes de tudo, observe que a escolha da corretora de investimentos depende do seu perfil como investidor e dos objetivos que planeja alcançar com os investimentos. 

Existem corretoras mais indicadas para quem pretende investir em ações e outros ativos considerados mais arriscados, por exemplo. Da mesma forma, há corretoras mais voltadas para quem prefere aplicações de renda fixa e quer investir no tesouro direto

Algumas são perfeitas para quem tem objetivos de curto prazo, enquanto outras são melhores para quem quer investir a longo prazo. Por isso, é preciso pesquisar possibilidades de aplicações oferecidas pela empresa de investimentos.

Um ponto muito importante é verificar se a corretora tem cadastro na CVM, já que essa instituição é responsável por fiscalizar e regular os investimentos no Brasil. Para saber se a empresa está cadastrada na CVM e autorizada a operar no mercado financeiro, basta pesquisar se o nome dela consta no site da instituição. 

Também é necessário checar se a corretora tem certificações como os certificados B3 e o Selo CETIP. Isso garante que ela é confiável, mediando transações seguras e transparentes. 

Atentar para a reputação da corretora no mercado também é essencial. Antes de contratar o serviço, pesquise por comentários e avaliações de clientes. Também verifique o ranking da corretora. 

Outro ponto a considerar são as taxas cobradas pela corretora, como a taxa de abertura, manutenção da conta, corretagem cobrada sobre cada operação e custódia. Existem algumas corretoras de investimento com taxa zero. O custo-benefício precisa ser verificado antes de fechar o contrato. 

O suporte prestado aos investidores também é um diferencial, sobretudo para iniciantes que não dominam o mercado financeiro. Nesse caso, é importante que as corretoras tenham profissionais capacitados para prestar um atendimento de qualidade, tirar dúvidas e orientar os clientes para o melhor resultado. 

Por fim, priorize corretoras de investimento que ofereçam uma boa variedade de ativos, pois essa é a melhor maneira de diversificar sua carteira de aplicações, protegendo seu patrimônio e aumentando as possibilidades de ganhos

Vantagens das corretoras de investimento

Investir via corretoras de investimento oferece mais possibilidades do que usar os serviços oferecidos pelos bancos tradicionais, que costumam ter opções mais limitadas e nem tão rentáveis, além de cobrar taxas mais altas.

As corretoras também oferecem mais opções de investimento. Elas contam com um “cardápio” de aplicações mais variado, já que, além de permitirem investir em ativos diferentes, possibilitam o investimento em títulos de bancos distintos. Isso é ótimo para quem quer diversificar a carteira. 

Além disso, como elas são empresas especializadas em investimentos, costumam contar com profissionais mais capacitados para dar suporte aos investidores, oferecendo plataformas mais modernas e fáceis de operar. Muitas contam até com materiais de apoio para quem quer investir, como cursos ou palestras.

Invista na G2D pelas corretoras de investimento

Se você quer investir em empresas inovadoras, ousadas e com um enorme potencial de crescimento, uma boa dica é investir na G2D pelas corretoras de investimento de sua preferência!

A G2D atua como um fundo de investimento e permite que os investidores acessem companhias promissoras de capital fechado, visando atingir lucros incríveis conforme essas empresas se expandem. Ficou interessado e quer saber mais? Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades!

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.