RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 10 setembro. 2021

Criptoativos: conheça o mercado e suas vantagens

# G2D Investiments
Criptoativos: conheça o mercado e suas vantagens

Os criptoativos são uma classe de ativos financeiros que engloba todo o universo de bens e investimentos que possuem suas informações criptografadas. Isso inclui desde as moedas digitais até as plataformas de armazenamento em blocos, também conhecidas como blockchains — desde que as operações sejam armazenadas em uma rede de computadores.

Como é um produto de investimento que está ganhando o mercado, entender o que são criptoativos é importante para o investidor. Afinal, as perspectivas de crescimento são altas, tornando interessante e rentável a ideia de fazer parte do corpo acionário de uma empresa de compra e venda de ativos criptografados.

Segundo dados divulgados pela gestora de investimentos Fidelity, sete em cada dez investidores institucionais estimam que, no futuro, os ganhos serão associados a criptoativos, e que esse é um cenário que vai se concretizar em cinco anos. 

O mercado de criptoativos está atraindo a atenção de investidores, seja pela inovação tecnológica dos processos, ou por ser um tipo de investimento que promete proteger mais os dados dos usuários. Afinal, todas as suas informações são criptografadas. A seguir, explicaremos mais detalhes sobre o tema. Confira.

Investimentos em criptoativos: entenda como funciona

O investimento em criptoativo é um negócio considerado arriscado. Isso porque tanto os ativos financeiros criptografados quanto as criptomoedas possuem alta volatilidade, ou seja, demonstram grandes oscilações de preços em determinados períodos. 

Isso quer dizer que é possível perder muito dinheiro, mas também é possível multiplicar seu patrimônio rapidamente. Semelhante aos investimentos em ações na Bolsa de Valores, o mercado de criptoativos funciona por meio de aplicações que têm como objetivo aproveitar as altas e quedas dos seus valores.

Por conta dessa similaridade e da segurança dos processos, esse é um investimento que atrai jovens, já que está inserido em um “mundo virtual”. Dessa forma, o ativo se torna um complemento na carteira de ativos de um investidor.

Regulamentação das operações

Mesmo que os criptoativos tenham surgido em 2009, com o lançamento da primeira criptomoeda, Bitcoin (BTC), somente em 2019 as primeiras medidas de fiscalização foram adotadas no Brasil.

Com a Instrução Normativa RFB nº1.888, publicada pela Receita Federal, ficou determinada a prestação de contas pelas corretoras de todas as operações em que há criptoativos. Essa é uma declaração que deve ser realizada pelo Centro de Atendimento (e-CAC) até o último dia útil do mês seguinte.

Esse é um meio de o governo manter o controle sobre as formas de pagamento presentes em seu território, além de regulamentar mercados que ainda estão em desenvolvimento. 

A partir dessa nova relação entre os criptoativos e a Receita Federal, as dinâmicas dentro das exchanges — empresas de compra e venda de criptomoedas —, por exemplo, tiveram que mudar. 

Já que as informações serão reportadas e fiscalizadas pela Receita Federal, há mais confiança no serviço prestado pelas exchanges. Essa é uma tendência que tende a continuar, já que esse ainda é um mercado “recém-nascido”.

Tipos de criptoativos no mercado

Um dos principais criptoativos em circulação são as criptomoedas. Porém, esse não é o único ativo criptografado no mercado. 

Existem várias modalidades, como as stablecoins, que são moedas digitais em que o seu valor não sofre grandes oscilações em um determinado período, pois estão atreladas ao valor de um ativo não-digital, como dólar ou ouro. Abaixo, listamos os principais tipos.

Criptomoedas

Criptoativos e criptomoedas são tratados como sinônimos, mas são dois conceitos distintos. Mesmo que eles sejam termos que se complementam, é importante entender suas definições.

Enquanto os criptoativos são qualquer ativo criptografado, as criptomoedas são moedas digitais que podem ser mineradas, negociadas e até mesmo fazer parte de transações financeiras e comerciais. 

Assim, é possível chegar à conclusão de que toda moeda digital é um criptoativo, mas nem todos os criptoativos podem ser considerados de criptomoedas. 

NFTs

Outra modalidade de criptoativo são as NFTs (Tokens Não Fungíveis). Para entender o que é esse ativo digital criptografado, primeiro é preciso definir tokens e fungibilidade.

  • Tokens são registros digitais, contratos ou chaves que permitem o acesso a áreas ou conteúdos restritas, por exemplo;
  • Fungibilidade é a capacidade de um item ser clonado e se tornar equivalente a outro, podendo ser trocado pelo mesmo valor.

Assim, é possível dizer que as NFTs são registros digitais, contratos e chaves que são únicos no mercado e não podem ser clonados, mas que podem ser negociados por meio da tecnologia blockchain. Um NFT pode representar a titularidade de uma obra de arte, por exemplo.

Exchange de criptomoedas está conquistando seu espaço

Em crescimento, o mercado de criptomoedas tem chamado a atenção de investidores de criptoativos. Hoje, existem várias exchanges que empreendem nesse mercado, entre elas o Mercado Bitcoin.

Presente no portfólio de investimentos diretos da G2D, o Mercado Bitcoin é uma exchange que facilita a interação e a negociação de criptomoedas no mercado brasileiro. Como a maior plataforma da América Latina, é possível ter acesso a diversificação, segurança e várias moedas digitais para investir o seu patrimônio.

Acompanhe as novidades da G2D assinando a nossa newsletter

A G2D investe em diversas empresas inovadoras no país e no mundo. O Mercado Bitcoin é só um dos vários exemplos de negócios que tiveram o nosso aporte e conquistaram um lugar de destaque no mercado. Para saber de todas as novidades das nossas ações e operações de Venture Capital, assine a nossa newsletter.

 

#

O que é a G2D investimentos

A G2D é uma plataforma global de investimentos em empreendimentos promissores quando o assunto é tecnologia disruptiva e crescimento acelerado. Está listada na B3 como (G2DI33)