RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

7 min de leitura 24 fevereiro. 2022

As criptomoedas do metaverso que você precisa conhecer

# G2D Investments
As criptomoedas do metaverso que você precisa conhecer

Quais são as criptomoedas do metaverso? Essa é uma pergunta que inevitavelmente vai surgir para quem está se familiarizando com o assunto.

O motivo de tanto interesse é o seguinte: as criptomoedas têm um papel fundamental na estrutura de qualquer metaverso. Elas são a chave não só para transações financeiras, mas seus protocolos também são usados para validar a propriedade e certificar a autenticidade de qualquer operação em um mundo virtual.

Mas qual é a criptomoeda que vai ser adotada em massa pelas pessoas? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares. A partir de agora, vamos ver quais são as principais criptomoedas do metaverso e a quais projetos elas estão ligadas. Antes, vamos repassar as principais discussões sobre metaverso hoje em dia. Acompanhe!

Por que o metaverso faz tanto barulho?

O metaverso é um espaço virtual onde toda a vida pode acontecer da mesma forma que no mundo físico. É possível ter um avatar (uma figura que representa o seu estilo pessoal), fazer compras em lojas, frequentar eventos e até comprar um terreno no metaverso de sua preferência. O limite é a tecnologia que a plataforma oferece.

Não existe apenas um metaverso. Existem vários projetos, cada um em um determinado estágio de desenvolvimento e com as mais diversas finalidades.

Para entender melhor como funciona o metaverso, pense em um jogo de videogame. Para entrar, basta ligar o dispositivo que dá acesso ao jogo, escolher os parâmetros que te definem (seu personagem, o tipo de transporte que você usar e assim por diante, dependendo das possibilidades que o jogo oferece).

O metaverso funciona como um jogo online. Você pode construir um avatar com o seu estilo, escolher onde viver, definir as atividades de que vai participar e assim por diante.

Mas o que realmente falta para a vida no metaverso tomar proporções globais é a chamada interoperabilidade: a capacidade de um metaverso se conectar com o outro. Esse é o principal desafio que as grandes empresas de tecnologia estão tentando resolver. Quem chegar primeiro, vence a corrida.

Outro ponto importante é que o sucesso de qualquer metaverso depende da adesão das pessoas. A lógica é a mesma que determinou a morte do Orkut, a ascensão do Facebook e o surgimento de fenômenos como o TikTok: uma plataforma só se torna gigante quando as pessoas passam a adotá-la. E seguindo a mesma lógica, o dinheiro está onde as pessoas estão.

Qual é relação entre metaverso, NFT e criptomoedas?

Já mencionamos aqui que as criptomoedas são uma das bases de qualquer metaverso. Assim, quanto mais pessoas frequentarem um determinado espaço virtual, mais dinheiro será necessário para usar nesse local e mais o preço das criptomoedas tende a subir. É uma questão de oferta e demanda.

No caso dos NFTs, eles são códigos para garantir a propriedade de itens únicos,  uma forma de validar e proteger a propriedade no mundo virtual.

Assim, para o mundo físico, pode não fazer tanto sentido pagar milhões de dólares por um desenho de macaco. Mas em um possível futuro no mundo virtual, talvez essa propriedade valha muito mais e garantir a sua posse pode fazer toda a diferença. Mesmo assim, esse futuro é incerto.

Quando Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome do Facebook para Meta Platforms em outubro de 2021, ele estimou que o metaverso estará entre nós em um período de 10 a 15 anos.

No entanto, plataformas como a Roblox, a Decentraland e a The Sandbox mostram que essa já é uma realidade do nosso tempo. A única barreira que ainda existe é a possibilidade de transitar entre esses mundos.

Quais são as criptomoedas do metaverso?

Atualmente, existem pelo menos 50 projetos de metaverso em curso, cada um com a sua criptomoeda ou token. Confira aqui a lista das criptomoedas do metaverso mais negociadas segundo o Portal Cripto:

(Token – metaverso)

  • MANA – DECENTRALAND
  • SAND – THE SANDBOX
  • AXS – AXIE INFINITY
  • ENJ – ENJIN COIN
  • JEWEL – DEFI KINGDOMS
  • RNDR – RENDER TOKEN
  • ILV – ILLUVIUM
  • RACA – RADIO CACA
  • UFO – UFO GAMING
  • PYR – VULCAN FORGED
  • YGG – YIELD GUILD GAMES
  • VR – VICTORIA VR
  • STARL – STARLINK
  • MC – MERIT CIRCLE
  • RMRK – RMRK
  • WILD – WILDER WORLD
  • DG – DECENTRAL GAMES
  • ALICE – MY NEIGHBOR ALICE
  • GHST – AAVEGOTCHI
  • XDG – DECENTRAL GAMES GOVERNANCE
  • ATLAS – STAR ATLAS
  • RFOX – REDFOX LABS
  • MAGIC – MAGIC
  • CUBE – SOMNIUM SPACE CUBES
  • AURY – AURORY
  • ERN – ETHERNITY CHAIN
  • BOSON – BOSON PROTOCOL
  • NCR – NEOS CREDITS
  • POLIS – STAR ATLAS DAO
  • OVR – OVR

Quais são as principais plataformas de metaverso hoje em dia?

Decentraland

Opera com o token MANA e ganhou popularidade com a venda de terrenos de por milhões de dólares. Originalmente, é um jogo em tecnologia blockchain que permite exploração e interação entre os participantes.

Tem um fashion district, o distrito da moda, onde ficam os terrenos mais valiosos. Anunciou em dezembro de 2021 que terá o seu primeiro evento de semana de moda virtual em março, com a expectativa de movimentar 1 trilhão de dólares.

The Sandbox

Outra plataforma que ficou famosa com a venda de terrenos virtuais, é um jogo do tipo earn to play, que paga para as pessoas jogarem. Em novembro de 2021, a Republic Realm desembolsou mais de 4 milhões de dólares para comprar um terreno no metaverso The Sandbox. Essa é a transação mais cara já divulgada até hoje.

Epic Games 

A desenvolvedora do jogo Fortnite investiu pesado para que o game se tornasse um espaço frequentado por milhões de pessoas. Prova disso são os shows de artistas como Ariana Grande e Travis Scott. Este último reuniu mais de 12 milhões de pessoas em um show virtual feito com seu avatar no game em abril de 2020. O vídeo da apresentação no YouTube pode ser visto a seguir:

Nikeland – Roblox

O metaverso da Nike é uma das primeiras incursões de uma marca global nesse segmento. Criando em parceria com a empresa de jogos Roblox, a Nikeland permite aos jogadores equipar seus avatares com produtos da marca vendidos por meio de NFTs. Lá, as pessoas podem participar de jogos esportivos gratuitos como natação, atletismo ou parkour.

 

Microsoft

Você usa o Microsoft Teams? Imagine viver dentro dele. A Microsoft tem grande chance de sucesso ao focar no metaverso para o segmento corporativo, uma vez que o trabalho das pessoas já é em si um universo a parte. Resta apenas colocá-lo na nuvem.

Meta, ex-Facebook

A empresa de Mark Zuckerberg anunciou a mudança de nome em outubro de 2021, buscando deixar para trás as polêmicas do passado e revelar seus planos para o longo prazo. A big tech já testa tecnologias como o óculos de realidade virtual, investindo pesado em sair na frente nesse campo.

Vale a pena investir nas criptomoedas do metaverso?

O metaverso tem mexido com as emoções (e com o bolso) de muitas pessoas e organizações em todo o mundo. Além da adesão como um dos principais desafios, também há um questionamento sobre até que ponto vale a pena investir no metaverso, nas suas criptomoedas e NFTs.

O conselho mais clássico do mundo dos investimentos é o seguinte: não invista naquilo que você não conhece e respeite sempre o seu perfil de investidor e os seus objetivos financeiros.

No momento atual, as criptomoedas do metaverso podem estar aumentando seu valor rapidamente. Mas como se tratam de ativos com alta volatilidade, o preço pode despencar rapidamente. Por isso, pode fazer algum sentido para a diversificação de investimentos, mas sempre considerando que o risco de prejuízo é alto.

Outras formas de investir em tecnologia sem se arriscar muito

Se você está em busca de investir em tecnologia, a G2D Investments pode te ajudar. Somos uma empresa que investe em startups de alto crescimento e, por meio do nosso papel na B3 (G2DI33), permitimos que qualquer pessoa invista em Venture Capital sem precisar de muito dinheiro.

Essa, aliás, é uma estratégia eficiente para diversificar os seus investimentos e diminuir o risco da sua carteira, uma vez que esses ativos costumam não se comportar como as demais aplicações de renda variável e podem contrabalancear o risco de outros investimentos.

Agora que você conhece as criptomoedas do metaverso, que tal conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Acesse o site da G2D Investments e veja como investir nas empresas que estão mudando o mundo.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.