RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

4 min de leitura 15 junho. 2022

DeFi será o maior banco dos EUA? Veja a resposta

# G2D Investments
DeFi será o maior banco dos EUA? Veja a resposta

Entre nomes como JPMorgan Chase, Bank of America, Goldman Sachs e outros pesos pesados das finanças, DeFi aparece na 31ª posição quando se trata de ativos sob gestão. Será que DeFi chegará à posição de maior banco dos EUA no futuro?

Um relatório recente da Andreessen Horowitz, a16z, destaca que, apesar de ainda ser cedo para a Web3, DeFi já tem uma adoção notável e isso revela o quanto os bancos tradicionais falharam com as pessoas.

A partir de agora, vamos ver a opinião de uma das maiores gestoras de Venture Capital do mundo sobre o que está acontecendo no mundo das finanças descentralizadas e quais são as tendências nesse segmento. Confira a seguir.

Qual é o maior banco dos EUA?

Em relação aos ativos sob gestão, o maior banco dos Estados Unidos hoje é o JPMorgan Chase, que tem mais de 3 trilhões de dólares sob administração. A lista dos 10 maiores é a seguinte:

  • JPMorgan Chase;
  • Bank of America;
  • Wells Fargo;
  • Citigroup;
  • US Bancorp;
  • PNC Financial Services Group;
  • Truist Bank;
  • Goldman Sachs Group;
  • TD Group US Holdings;
  • Capital One Financials.

Segundo a a16z, DeFi ocupa a 31ª posição no ranking, com pouco mais de 81 bilhões em Total Value Locked, ou TVL, uma medida do mercado de criptomoedas que representa os valores comprometidos em smart contracts em finanças descentralizadas.

Outro ponto que o relatório destaca é que esse valor foi de zero a 100 bilhões de dólares em apenas dois anos: no início de 2019, não havia valores em contratos de DeFi. Dois anos depois, em 2021, eles chegaram à marca dos 100 bilhões de dólares.

Por fim, a adoção rápida de stablecoins (moedas estáveis, baseada em moeda fiduciária) revelam uma demanda crescente pelos dólares digitais.

>>> Veja mais: Web3 para creators e a chance de ganhar dinheiro na internet 

“O status quo falhou com muitas pessoas: mais de 1,7 bilhão de pessoas não têm contas bancárias, segundo o Banco Mundial.

A demanda por DeFi e dólares digitais aumentou dramaticamente nos últimos anos, mesmo depois de contabilizar a recente desaceleração.

Para populações carentes e não bancarizadas – 1 bilhão das quais possuem telefones celulares – a criptomoeda oferece uma chance de inclusão financeira”, diz a a16z.

DeFi: relatório de Andreessen Horowitz

O que é DeFi?

A expressão DeFi, finanças descentralizadas, significa transações financeiras que não dependem de intermediários, como bancos, casas de câmbios, contas digitais e assim por diante.

Cada usuário da rede faz transações de forma direta com qualquer outro usuário, sem qualquer intervenção.

A ideia de DeFi é uma evolução dos contratos inteligentes empregados nas operações financeiras.

Relembrando, os chamados smart contracts são códigos de programação que não dependem de intermediários para serem executados e, por isso, são uma alternativa a todo tipo de intermediário.

Os contratos DeFi se baseiam na ideia de que a economia mundial será construída em uma rede descentralizada, em que todas as transações são feitas em tokens.

Neste contexto, as DeFi passam a ser um conjunto de ativos digitais que permitem aumentar o leque de serviços financeiros e criar redes monetárias com características especiais.

O valor real pode muito bem não estar nas criptomoedas em si, mas na capacidade de fornecer serviços não tradicionais que ocupam o mercado real.

>>> Veja mais: Queda do bitcoin: estamos vivendo a 5ª onda?

Invista nas tecnologias do futuro com a G2D

A G2D Investments é uma empresa de Venture Capital presente na B3, a bolsa de valores brasileira. Por meio do papel G2DI33, qualquer pessoa pode investir em empresas privadas de alto crescimento que estão investindo em novas tecnologias, incluindo em empresas do mercado cripto.

É o caso do Mercado Bitcoin, uma das empresas no portfólio da G2D. Maior exchange de criptomoedas da América Latina, a empresa permite a emissão e negociação de NFTs dos mais diversos criadores, desde tokens de time de futebol até as NFTs de Silvio Santos. Assine a Newsletter da G2D e fique por dentro de todas as novidades.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.