RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

4 min de leitura 23 novembro. 2021

DNVB: as empresas que já nascem digitais

# G2D Investiments
DNVB: as empresas que já nascem digitais

Foi-se o tempo em que empreendedores precisavam construir uma loja física para anunciar e vender produtos de suas marcas. Hoje em dia, muitas empresas já nascem digitais e executam todos os processos desse modo: desde o atendimento e contratar fornecedores até a venda. É assim que se caracteriza uma “marca vertical nativa digital”, ou DNVB, na sigla em inglês.

As DNVBs já existem há algum tempo, desde que o acesso à internet foi democratizado. Porém, o termo surgiu apenas em 2016, em um artigo de Andy Dunn, presidente da Bonobos, uma loja de roupas dos Estados Unidos que vendia seus produtos exclusivamente no ambiente digital.

Essas marcas apresentam um grande potencial de crescimento e sendo uma opção interessante para os investidores que buscam ideias disruptivas. Neste texto, explicaremos quais são as principais características de uma DNVB e em que mercado elas atuam. 

O que é uma DNVB? 

Para ser caracterizada como uma empresa desse tipo, não basta apenas nascer digital. O foco está  no controle total da experiência do consumidor, desde a produção do produto até a entrega nas mãos do consumidor, através de um processo totalmente verticalizado.

A forma de lidar com os consumidores é algo marcante nesse modelo de empresas digitais, justamente porque há um atendimento mais personalizado devido ao uso intensivo de dados e direto com o cliente — tanto que esses empreendimentos podem ser colocados no setor D2C, direct to consumer. 

Apesar de serem nativas digitais, essas companhias podem adicionar lojas próprias ou varejistas para o mundo físico, seja para crescer mais ou reforçar a marca. É aí que surgem as diferenças com o e-commerce tradicional.

Diferenciais de uma DNVB para um e-commerce

As empresas verticais possuem a vantagem de oferecer uma experiência digital diferente para os clientes, desde o início até o final da compra. Isso reduz a diversidade dos produtos, mas, por outro lado, permite a construção de uma relação mais duradoura com o consumidor. 

No e-commerce tradicional, isso não ocorre necessariamente: há mais diversidade de produtos e sortimento multimarca, onde a marca da DNVB é mais um no meio de dezenas ou centenas de outras.

Uma DNVB com marca forte, principalmente no começo de sua jornada, muitas vezes consegue crescer de forma mais sustentável, com custo de aquisição de clientes menor já que muitos de seus clientes são fãs da marca e não apenas consumidores. Por isso, se beneficiam muito do “boca a boca”.

Além disso, uma marca nativa do universo on-line domina o marketing digital, dando um novo sentido sobre o que é o ambiente digital. Por controlar todo o processo e experiência do cliente, é possível entender quais produtos agradam mais, quais novos produtos lançar, como vender melhor e quais novos públicos podem ser endereçados. 

As DNVBs no portfólio da G2D

A G2D é sócia da The Craftory, uma empresa inglesa que busca investir exclusivamente em marcas inovadoras pelo mundo. Os alvos de investimento são empresas de bens de consumo empacotáveis (CPG em inglês) que tragam impacto socioambiental positivo para as pessoas e planeta.

A The Craftory investe em diversas marcas, como a Dropps, uma empresa inovadora em produtos domésticos de limpeza sustentáveis. A companhia é uma das marcas de destaque dos Estados Unidos, com forte atuação na conscientização ambiental sobre desperdício e reciclagem. 

Outro exemplo é a Dyper, que oferece soluções no ramo de fraldas de uma forma muito diferenciada. A empresa oferece um serviço de assinaturas de fraldas, com entregas programadas, além de produzir fraldas 100% recicláveis, feitas com um material antialérgico à base de fibra de bambu e mais confortável para os bebês. 

A The Craftory possui 12 empresas no portfólio e é classificada como uma B Corporation, a mais alta certificação para empreendimentos de grande desempenho e impacto social. Além de sócia da The Craftory, a  G2D conta  com assento no conselho de administração e no comitê de investimentos da companhia. 

Acompanhe os investimentos da G2D

A G2D tem como missão investir em negócios disruptivos, como as DNVBs, que estejam inovando os mercados em que atuam e contribuindo para um mundo melhor. Possuímos dezenas de profissionais que buscam por empresas com essas características no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

No nosso portfólio, temos companhias de educação, tecnologia, criptomoedas e consumo. Investindo na G2D, você tem acesso a essa vasta gama de investimentos com alto potencial de valorização nos próximos anos. 

Para ficar por dentro de todas as novidades da G2D, assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre os negócios nos quais acreditamos. 

#

O que é a G2D investimentos

A G2D é uma plataforma global de investimentos em empreendimentos promissores quando o assunto é tecnologia disruptiva e crescimento acelerado. Está listada na B3 como (G2DI33)