RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 05 abril. 2022

Dropshipping: entenda essa estratégia de negócio

# G2D Investments
Dropshipping: entenda essa estratégia de negócio

Utilizado pelas gigantes do e-commerce, o dropshipping é uma alternativa de venda em que o estoque fica por conta do parceiro e é uma forma de potencializar as vendas.

Embora popularizado nos Estados Unidos e com crescimento na China, o dropshipping vem crescendo cada vez mais no Brasil. Até mesmo grandes empresas do varejo no Brasil, como Pontofrio e MadeiraMadeira, realizam a prática. Mas é importante estar dentro do regulamento para lojistas.

A partir de agora, você vai entender mais detalhes sobre a mecânica do dropshipping e saber como as grandes empresas como Amazon, Alibaba e Ebay utilizam essa estratégia em seus negócios. Confira!

O que é o dropshipping?

Dropshipping é uma mistura de duas palavras em inglês: Drop vem do verbo soltar e shipping vem de remessa. Não há uma tradução literal, mas o sentido vai no caminho de descentralizar o envio de produtos. Assim, Dropshipping é como vender sem ter os produtos em mãos.

Assim, uma marca não precisa se preocupar com os custos e os processos para manter seu estoque sempre em dia e pode focar somente nas vendas. Além disso, ela também potencializa o seu alcance e faz entregas mais rápido, uma vez que os estoques podem ficar em vários lugares.

A estratégia de dropshipping funciona da seguinte maneira:

  • em primeiro lugar, um lojista cria seu próprio site em uma plataforma de e-commerce;
  • na sequência, cria anúncios de seus produtos já considerando a margem de lucro e os custos com parceiros de dropshipping;
  • por último, divulga seus produtos e quando a venda é feita, despacha o produto diretamente para o endereço do comprador. Isso sem ter tido, jamais, um contato com o produto.

Dropshipping é ilegal?

A prática é totalmente legal. Mas algumas pessoas realizam dropshipping ilegal, fazendo descaminho fiscal. A prática consiste em apenas lucrar com o produto, sem pagar impostos. Só que isso não é nem de perto a premissa da prática.

Por isso, é importante pagar corretamente os impostos. Entretanto é primordial ficar atento às tarifas, caso você queira ser fornecedor internacional. Elas podem afetar sua margem de lucros, além de poder ter problemas com produtos barrados na alfândega.

Portanto, fique tranquilo: a legalidade do dropshipping só depende de você. Pagando corretamente os impostos e estando totalmente regularizado, não há problema algum em realizar a prática.

Dropshipping no Brasil: quais empresas usam essa estratégia?

Para uma empresa, a principal vantagem do dropshipping está na redução de custo: sem ter de se preocupar com o estoque, ela também não tem custo de envio de mercadorias e nem de troca ou devolução.

Para os parceiros de grandes lojas, a vantagem está no aumento do volume de vendas e na possibilidade de trabalhar de qualquer lugar de interesse para as grandes varejistas.

Mas há também algumas desvantagens. A falta de controle sobre a logística é um deles. A competitividade no setor também está alta. Além disso, o suporte e atendimento ao cliente pode ser um complicador.

Diversas gigantes do e-commerce aderiram a este formato. Confira, aqui, alguns cases:

Amazon

O dropshipping da Amazon oferece entrega grátis. A gigante de Jeff Bezos explica que o seu alvo é quem está dando os primeiros passos como empreendedor. Outro ponto é a escalabilidade do negócio. Assim, você pode ir crescendo conforme o seu desempenho proporciona a possibilidade.

AliExpress

O marketplace chinês tem revendedores no mundo todo e oferece grande diversidade de produtos. O dropshipping da AliExpress permite selecionar produtos de diferentes fornecedores e manter contato com eles caso seja preciso pedir ajuda.

Ebay

Uma das pioneiras nesse modelo, a empresa oferece facilidade e alcance global. Para fazer o dropshipping da Ebay, basta ter uma conta de vendedor na plataforma.

MadeiraMadeira

Unicórnio brasileiro e candidata a IPO, a MadeiraMadeira também vende móveis e itens de decoração no modelo dropshipping. Isso permite que a empresa tenha amplo portfólio e entrega em todo o país. Os valores de repasse ao seller são feitos quinzenalmente.

Shopify

O dropshipping da Shopify envia pedidos automaticamente após o vendedor se registrar no marketplace da empresa. Também tem uma área de educação onde os usuários podem aprender mais sobre como aumentar suas vendas.

Como escolher boas empresas para investir e como a G2D pode te ajudar

A G2D é uma plataforma de Venture Capital que investe em empresas que estão se preparando para lançar ações na bolsa de valores.

Em nosso portfólio, temos marcas de consumo disruptivas e companhias inovadoras de tecnologia. Inclusive, pelo menos oito delas já são unicórnios.

Ajudamos você a investir em startups do jeito mais fácil. Basta buscar G2DI33 no home broker da sua corretora e você poderá investir em nosso portfólio com uma única aplicação, sem precisar de muito dinheiro. Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos nossos conteúdos em primeira mão.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.