RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 10 setembro. 2021

Entenda o que é ESG e a sua importância

# G2D Investiments
Entenda o que é ESG e a sua importância

Se está pensando em investir em empresas, é essencial conhecer alguns termos que impactam os seus resultados, como entender o que é ESG. A sigla, em inglês, significa Environmental, Social and Corporate Governance e é utilizada para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio. 

Mesmo que as práticas de Environmental, Social and Corporate Governance sejam uma responsabilidade social, adotá-las no funcionamento diário do negócio também ajudam as empresas a terem bons resultados financeiros, aumentando seus lucros e escalabilidade.

Isso quer dizer que empreendimentos que se comprometem com práticas socioambientais conseguem retornos positivos no mercado, tanto nos aspectos econômicos como na gestão de risco. A seguir, entenda com mais detalhes o que é ESG e por que é interessante investir em empresas que adotam essas estratégias, confira.

Entenda o que significa ESG

Utilizado para se referir às práticas de investimentos empresariais que se preocupam com o meio ambiente, ou seja, colocando a sustentabilidade à frente do lucro, o ESG pode ser traduzido como “Ambiental, Social e Governança”.

Em outras palavras, entender como as empresas que se está pensando em investir utilizam esses três pilares em seus ambientes corporativos, significa analisar mais que taxas e índices financeiros, mas também como os empreendimentos lidam com esses critérios. Afinal, quanto mais alinhados estiverem a esses princípios, maiores são as chances de crescimento e aceitação do público.

Essa é uma característica que serve, principalmente, aos critérios do público na escolha de onde e como adquirir produtos e serviços, aumentando a escalabilidade do negócio. Abaixo explicamos em que consiste cada sigla para entender o que significa ESG, veja.

E (Environmental)

A primeira letra do ESG representa um dos critérios utilizados para analisar uma empresa: os dados ambientais. Isso quer dizer a maneira como os empreendimentos tratam os resíduos de produção, o consumo de energia, além das práticas em desenvolvimento para diminuir a agressão ambiental.

S (Social)

O próximo critério do ESG são os fatores sociais, ou seja, entender como as empresas lidam com os direitos humanos, tanto com o relacionamento com os seus funcionários quanto com os fornecedores.

É analisada a posição da empresa sobre diversos assuntos, como a proporção de grupos minoritários no quadro de colaboradores, igualdade de gênero, satisfação dos clientes, respeito às leis trabalhistas, proteção de dados e privacidade e a adesão a práticas que proporcionam segurança e saúde para os funcionários, por exemplo.

G (Governance)

Por último, temos a governança corporativa, ou seja, as ferramentas que a empresa possui à disposição para o gerenciamento de riscos, protegendo os ativos organizacionais. Nesse caso, o ESG busca entender se os executivos e o conselho administrativo da companhia atendem aos interesses dos funcionários, acionistas e clientes.

Uma empresa com essa característica tem um papel fundamental na economia, afinal ela está preservando a marca e a composição acionária, ficando longe de escândalos de corrupção, por exemplo.

Qual é a importância de uma empresa com práticas ESG?

Entender o grau de comprometimento com o ESG é um dado importante não só para melhorar a imagem da empresa, mas também para que a companhia melhore seu ambiente interno e acompanhe as rápidas mudanças culturais, comportamentais e econômicas que o mundo vem sofrendo. 

Segundo a KPMG, os negócios que aderem a essas práticas conquistam taxas importantes de retenção de colaboradores qualificados, além de um reconhecimento de marca positivo, que ajuda a elevar a preferência entre os consumidores.

Além disso, ao entender o que é ESG e a importância dele, passa-se a ter um negócio mais sustentável, que possui maiores chances de crescimento. Afinal, os consumidores cada vez mais priorizam o consumo de marcas transparentes e responsáveis.

Vale também ressaltar que, ao implementar o Environmental, Social and Corporate, é possível evitar problemas legais, reduzir os custos e riscos e aumentar a receita, tornando-se uma empresa interessante para fazer parte de um portfólio de ativos.

Como identificar as práticas ESG dentro de um negócio?

Existem algumas características que revelam a preocupação de uma empresa com o ESG, como a existência de um conselho adepto de mudanças, além de processos e produtos que “abracem” a sustentabilidade como regra.

Por isso, quando receber os dados para analisar a decisão de compra de ativos, vale conferir essas informações, assim como o relacionamento com o quadro de colaboradores. Afinal, mesmo que a empresa tenha uma reputação externa, ela deve refletir esses valores internamente.

Mantenha-se informado com a G2D

Caso esteja procurando por investimentos para colocar parte do seu patrimônio, que tal contar com informações de quem tem experiência no mercado de Venture Capital? Acesse o nosso site e assine a nossa newsletter para ficar atento a todas as novidades.

#

O que é a G2D investimentos

A G2D é uma plataforma global de investimentos em empreendimentos promissores quando o assunto é tecnologia disruptiva e crescimento acelerado. Está listada na B3 como (G2DI33)