RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 16 março. 2022

Por trás da G2D: a trajetória de Fersen Lambranho

# G2D Investments
Por trás da G2D: a trajetória de Fersen Lambranho

Antes de investir em uma empresa é fundamental conhecer as pessoas que desenvolveram e fazem parte do negócio. Fersen Lambranho, um grande entusiasta da tecnologia e profundo conhecedor de negócios disruptivos, é um dos responsáveis pela criação da G2D Investments e atualmente ocupa o cargo de Chairman da G2D.

Neste texto, vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Lambranho e entender como ele criou a G2D depois de vários negócios de sucesso. Acompanhe!

O perfil de Fersen Lambranho

Além de Chairman da G2D Investments, Fersen Lamas Lambranho participa de vários outros conselhos, tanto de empresas privadas quanto de organizações sem fins lucrativos, ajudando executivos e empreendedores na potencialização de seus negócios.

Lambranho é sócio e presidente do Conselho de Administração da GP Investmentos, empresa listada em bolsa, focada na aceleração da criação de valor através de investimentos diretos e gerenciamento de fundos de private equity. Também é membro do conselho da Centauro, da The Craftory e Spice Private Equity.

Nas organizações sem fins lucrativos, ele participou do Conselho da Fundação Bienal de São Paulo por quase 10 anos. É conselheiro do MASP desde 2015.

No blog pessoal de Fersen Lambranho, o executivo se descreve como um “cineasta frustrado e empreendedor animado” e compartilha sua visão sobre os mais variados temas. Ele diz que é “apaixonado pelo consumo em todas as formas e pelo processo de digitalização do mundo”. 

A trajetória de Fersen Lambranho

Fersen Lambranho é carioca e cursou Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde obteve o título de Msc em Administração de Empresas pela COPPEAD-UFRJ em 1985. Além disso, fez o curso de Owner/President Management (OPM) da Harvard Business School na turma de 1995. Você pode ver mais detalhes no site da G2D.

Foi CEO das Lojas Americanas, companhia em que trabalhou por 12 anos. Saiu em 1998, permanecendo como membro do conselho até 2003. Foi o grande incentivador do processo de logistica e tecnologia na companhia, algo que está documentado no último relatório anual de sua gestão, em 1997.

Ainda em 1998, ingressou na GP Investments e se tornou sócio no ano seguinte. Em 2004, junto com o sócio Antonio Bonchristiano, concluiu o processo de aquisição da GP Investments dos antigos controladores Jorge Paulo Leman, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles.

Em 2006, a GP abriu capital na bolsa de valores, levantando mais de 300 milhões de dólares. A empresa já captou mais de 5 bilhões de dólares em fundos de Private Equity e investiu em mais de 50 empresas de 17 setores no Brasil e internacionalmente.

Os investimentos em Venture Capital e em empresas disruptivas sempre fizeram parte do DNA da GP e ganharam ainda mais relevância com a G2D.

A G2D abriu capital em maio de 2021 e hoje tem investimentos diretos e indiretos em mais de 40 empresas no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. O valor dos ativos já superou a marca de 1 bilhão de reais.

Os investimentos e os interesses de Lambranho

Nas suas próprias palavras, Fersen Lambranho tem um “otimismo brutal” com a tecnologia. Isso está intimamente relacionado aos negócios que a G2D investe atualmente, algo que também sempre esteve no DNA da GP Investimentos.

O executivo crê que o futuro da humanidade será muito melhor devido à utilização de tecnologias disruptivas. Por isso, a G2D investe em diversas empresas de diferentes setores, como criptomoedas, consumo, educação, entre outros. Em entrevista ao site Neofeed, Lambranho diz que o objetivo da The Craftory investida da G2D é “tornar-se a Unilever do século XXI”.

Mesmo nos investimentos pessoais, ele busca tecnologias que possam melhorar a sociedade e o planeta. O investidor participou intensamente do estabelecimento do ecossistema de empreendedorismo brasileiro quando a Endeavor foi criada dentro do escritório da GP no inicio dos anos 2000.

Hoje, investe na Amaz, um fundo que apoia empreendedores da Amazônia, e no fundo Big Bets, também de Venture Capital, que auxilia outros empreendedores inicio na jornada de construir um negócio, seja em São Paulo, seja na Amazônia.

Na área de tecnologia, é um grande entusiasta da inteligência artificial e investiu na ideia de criar a Cyberlabs, referência no Brasil em IA. Também tem participação em fundos de deep tech, termo que define startups que usam tecnologias de ponta, como a nanotecnologia, para resolver problemas de alto impacto.

Em tecnologias em blockchain, busca ajudar a resolver questões de desigualdade social e do meio-ambiente investindo em projetos como Moss.Earth e Favela 3D da Gerando Falcões.

Invista na G2D e conte com a expertise de Fersen Lambranho

A G2D Investments é uma empresa de Venture Capital com papéis negociados na B3, a bolsa de valores brasileira. Ao investir em G2DI33, você tem acesso a toda a experiência de Fersen Lambranho e seus sócios: Antonio Bonchristiano, João Junqueira, Carlos Pessoa Filho, Mara Pedretti, Rodrigo Boscolo e dezenas de pessoas que estão juntas há décadas.

Conheça mais sobre o portfólio da G2D e veja as empresas nas quais investimos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Também fique por dentro de todas as novidades e dos conteúdos que produzimos assinando a newsletter da G2D.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.