RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

6 min de leitura 12 janeiro. 2022

Fundos quantitativos: tudo o que você precisa saber sobre eles

# G2D Investments
Fundos quantitativos: tudo o que você precisa saber sobre eles

Fundos quantitativos são fundos de investimento que operam com algoritmos e programas computacionais que analisam históricos de mercado para identificar as assimetrias de preço e buscar padrões de comportamento dos ativos, o que é mais transparente para os investidores. 

Desde que surgiu a estratégia de fundos quantitativos, muitas mudanças ocorreram. Hoje, os outros ramos do mercado, como o mercado de ações, têm procurado o uso da matemática como uma técnica de controle de riscos e alavancagem.

Fundos quantitativos são fundos de investimento que utilizam técnicas de dados como análise de volatilidade, correlações e classificação de risco para avaliar oportunidades de retorno. 

No caso dos Quantitativos, as decisões sobre os investimentos são tomadas com base nas avaliações feitas pelos algoritmos. Ou seja, o gestor não é o responsável por realizar todas as análises do mercado, pois isso será feito com a tecnologia.

Algumas vantagens para o investidor

O uso da tecnologia permite a identificação de vantagens competitivas. Essas são algumas das contribuições fundamentais dos fundos quantitativos: 

  • aumento da volatilidade oriunda de fatores diversos; 
  • aumento da antecipação de movimentos dos mercados; 
  • estratégias diversificadas e com alto potencial de retorno para o investidor.

Até mesmo com todos os benefícios, os Fundos Quantitativos podem apresentar desvantagens. A principal é a limitação na análise micro e macroeconômica, pois o algoritmo desconsidera fatores qualitativos.

Fundos multimercados

Fundos multimercados são grupos de ativos diversificados em várias classes de ativos. Quantitativos envolvem algoritmos que estudam os mercados com todo seu histórico e buscam padrões probabilísticos nos preços das ações, títulos e títulos públicos.

É uma alternativa mais arriscada, mas com potencial para retornos mais altos do que os tradicionais fundos multimercados, caso o perfil seja adequado ao perfil do investido

Fundos quantitativos no Brasil

Existem muito poucos fundos quantitativos no Brasil que são classificados entre os fundos multiativos, com total liberdade de operar na bolsa de valores, no mercado de câmbio e em títulos.

Fundos quantitativos são investimentos exemplares para quem procura rendimento superior ao CDB e pouco tolerante a riscos. Para isso, os gestores podem operar em um portfólio líquido com opções de exposição variadas, de acordo com o enfoque de sua estratégia.

Fundos multimercados

Fundos multimercados são grupos de ativos diversificados em várias classes de ativos. Quantitativos envolvem algoritmos que estudam os mercados com todo seu histórico e buscam padrões probabilísticos nos preços das ações, títulos e títulos públicos.

É uma alternativa mais arriscada, mas com potencial para retornos mais altos do que os tradicionais fundos multimercados, caso o perfil seja adequado ao perfil do investidor.

Os fundos quantitativos agregam valor ao portfólio de diversificação dos investidores. Graças a contratos inteligentes, eles são capazes de operar com base na volatilidade total do mercado de ações utilizando diretrizes como: 

  • determinação automatizada dos pares de negociação; 
  • tecnologias; 
  • sistemas financeiros; 
  • mecanismos financeiros ou outras ferramentas.

A inteligência por trás do algoritmo

Apesar de ágeis os algoritmos não fazem tudo sozinhos. Existem humanos por trás da criação deles que usam conceitos matemáticos e estatísticas como ferramentas.

Os principais fundos quantitativos são investimentos conceituados que agregam de maneira dinâmica risco e retorno. Essa estratégia é utilizada para diversificar uma carteira de investimentos. 

Quem opera com esses fundos de investimento precisa de uma pessoa que faça a programação do algoritmo e que esteja interessada nos modelos matemáticos.  Afinal, o ser humano continua trabalhando por trás das máquinas.

Riscos e ganhos

Fundos de investimento quantitativos que investem em ativos de alta volatilidade tendem a ter um retorno maior, embora haja risco de perdas. O tipo dos seus ativos estará ligado a sua estratégia de fundo. 

Nos últimos anos, as pessoas comuns investiram em fundos de investimento. Com a queda da Selic, volatilidade é o futuro dos fundos qualitativos. Agora, com as taxas de juros tendendo para baixo, o investidor precisa estar preparado para momentos de altas e baixas mais extremas, para obter um maior retorno sobre o investimento. 

Investir pode parecer uma tarefa difícil para um não profissional. O investidor terá que aprender a escolher fundos com maior volatilidade e maior risco. É por isso que os planejadores financeiros estão sempre pregando a estabilidade de longo prazo sobre o desempenho explosivo de curto prazo. 

Com as taxas de juros em baixas históricas, os riscos de retornos menores são maiores que nunca, o que significa que você deve começar a pensar em como aproveitar ao máximo as altas e baixas violentas de Wall Street.

Os melhores fundos quantitativos são as estrelas entre as opções de investimento no mercado financeiro. Com eles é possível diversificar a carteira de ações com uma posição relevante em fundos que replicam índices, acompanhando um desempenho desses índices.

Invista com a G2D 

Assista ao nosso conteúdo e fique por dentro dos assuntos mais importantes sobre o mundo dos investimentos. Investir é o caminho mais seguro para obter um futuro mais sólido. 

A G2D faz parte de uma comunidade de investidores com olhares e focados no longo prazo. Nosso objetivo é oferecer aos nossos leitores conteúdo de qualidade sobre investimento, empreendedorismo e finanças pessoais.

Acompanhe nossos conteúdos

Agora que você já sabe o que são fundos quantitativos, mantenha-se atualizado com as últimas notícias sobre o mundo dos investimentos. Nosso blog tem conteúdo diário, mantendo você informado sobre os assuntos mais recentes, incluindo os novos lançamentos da plataforma Garantia Agora.

Descobrir notícias e atualizações sobre a G2D agora é mais conveniente do que nunca assinando nossa newsletter. Com novos conteúdos postados diariamente, design amigável e uma lista de links de fácil acesso para o blog, nossa news vai te ajudar a se manter informado.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.