RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

4 min de leitura 23 fevereiro. 2022

O que é e como investir pelo home broker?

# G2D Investments
O que é e como investir pelo home broker?

Se você já pensou em investir em ações, precisa conhecer o home broker. É por meio dessa plataforma, disponível em corretoras, que os investidores fazem suas negociações de compra e venda de ações. 

Antigamente, a bolsa de valores tinha o pregão ao vivo, ou seja, os corretores faziam as negociações por telefone, mas agora tudo ficou digital. O investidor envia suas ordens pelo home broker online. 

Para te guiar nos primeiros passos, preparamos este conteúdo para explicar o que é o home broker e como funciona. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto. 

O que é o home broker?

Ele é basicamente uma plataforma que conecta investidores que aplicam dinheiro na Bolsa de Valores. Hoje em dia, não é possível investir de forma independente, sem o auxílio de uma corretora. Por isso, todas as corretoras possuem seu próprio home broker. 

No home broker, os investidores conseguem enviar suas ordens de compra e venda de ações via internet e encontrar outros investidores dispostos a negociar os ativos por aquele preço. Antes dele, as ordens eram feitas via telefone com a corretora, o que tornava o processo mais demorado e burocrático.

Essa plataforma digital também possibilitou o acesso de mais investidores à bolsa de valores. Segundo a B3, bolsa de valores oficial do Brasil, em novembro de 2021 havia 4 milhões de pessoas físicas cadastradas para negociar ativos. 

Como operar pelo home broker

Agora que você já sabe o que é o home broker, é preciso entender como ele funciona. A primeira coisa a ser feita é abrir conta em uma corretora, que será a responsável por intermediar as suas negociações. 

Feito isso, cada um tem as suas interfaces, e à frente falaremos sobre o que considerar para escolher os melhores home brokers. Por padrão, as plataformas mostram como estão as principais empresas da bolsa brasileira e permitem que você altere para acompanhar os seus ativos. Dessa forma, é possível negociar com os preços condizentes com o mercado. 

Um exemplo prático: se você quiser acompanhar os papéis da G2D, basta digitar no home broker o código G2DI33, e a plataforma mostrará qual o preço das ações. Se você quiser comprar as ações da G2D, basta clicar no ícone de compra e digitar o preço que está disposto a pagar. Feito isso, o próprio home broker encontra outro investidor que está vendendo pelo preço que foi ofertado. 

Requisitos para um bom home broker

O home broker é igual para todo mundo. A única mudança é o suporte oferecido pela corretora, com conteúdo educacional, lives, pregão ao vivo (um analista opera ao vivo junto com os clientes) e assim por diante. Vamos apontar alguns deles abaixo:

Preço

A maior parte das funcionalidades dos home brokers é gratuita, como o acompanhamento de ações em tempo real. Porém, algumas corretoras cobram uma taxa de corretagem usada em cada negociação dos investidores. Algumas corretoras não cobram, mas também podem não oferecer um atendimento tão eficiente. Vale verificar a reputação da corretora que não possui taxas e as funcionalidades disponíveis

Já as corretoras que cobram taxas — que podem chegar até R$ 10 —, o fazem por meio de lotes. Assim, elas podem cobrar uma taxa fixa pela operação ou um percentual sobre o valor negociado. 

Por isso, na hora de escolher a corretora com base no preço da corretagem, vale consultar as tabelas de preços nos sites das corretoras e entender os modelos de cobrança.

Agilidade e estabilidade

Apesar de todos os home brokers funcionarem de forma online, algumas plataformas se mostram mais ágeis e estáveis do que outras. Esta também pode ser uma das vantagens das corretoras que cobram taxas de corretagem. Para quem faz muitas movimentações no dia, agilidade e estabilidade são essenciais.

Informação

Além das funcionalidades básicas de todos os home brokers, alguns permitem que você seja alertado, seja no computador, seja no celular, sobre determinada variação das suas ações. Isso é muito útil para não perder as principais oportunidades do mercado, tanto na alta das ações quanto nas baixas. 

Invista na G2D pelo seu home broker

Agora que você já sabe como funciona o home broker, aproveite para conhecer a G2D e colocá-la na sua carteira de investimentos. Para isso, basta procurar pelo código G2DI33 na sua plataforma de investimento e você já estará investindo também nas empresas que estão mudando o mundo.

A G2D conta com dezenas de profissionais dedicados a encontrar companhias inovadoras, tanto no Brasil quanto no exterior. Investimos nelas desde o início e contribuímos para seu desenvolvimento. Conheça o nosso portfólio. 

Fique por dentro também de todos os negócios e novidades da G2D pela nossa newsletter. Inscreva-se!

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.