RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 04 maio. 2022

Investimento on-line: saiba como ampliar seu capital pela internet

# G2D Investments
Investimento on-line: saiba como ampliar seu capital pela internet

Fazemos tudo pela internet, desde cursos até compras. No mercado financeiro, não é diferente: muitas pessoas buscam maneiras de fazer investimento on-line com toda a praticidade e segurança do mundo.

Entretanto, quem quer começar a investir on-line deve ficar atento ao mercado e pesquisar as melhores oportunidades para aplicar dinheiro. Se você quer começar a se aventurar nesse setor, fique de olho nestas dicas.

Por onde começar a investir on-line

Felizmente, a tecnologia nos possibilita fazer qualquer operação financeira, em renda fixa ou renda variável, sem sair de casa, usando apenas um dispositivo conectado à internet.

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores on-line. Hoje em dia, todas as principais corretoras do mercado contam com uma plataforma de home broker, onde é possível negociar ativos com outros investidores e ter acesso a uma grande variedade de aplicações.

Depois, você precisa definir onde aplicar o capital. O ideal é sempre priorizar uma carteira de investimentos equilibrada, investindo parte do dinheiro na renda fixa e outra parcela na renda variável. 

Vale lembrar que, antes de começar a investir on-line, é importante criar uma reserva de emergência, determinar seu perfil de investidor (se está ou não disposto a correr riscos mais altos em prol do lucro) e definir seus objetivos financeiros almejados — tudo isso impacta a estratégia utilizada.

Investimento on-line é seguro?

Investir dinheiro on-line é seguro, mas requer alguns cuidados. É preciso se precaver contra fraudes, roubos de senha e outras ameaças. Ao usar o internet banking para realizar operações, evite se conectar a redes públicas de Wi-Fi e instale todas as ferramentas de proteção do seu banco no computador.

Fora essas medidas básicas de segurança, pode ficar tranquilo! Não é possível roubar ações ou outros ativos, pois a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), junto à Bovespa, os mantêm em segurança.

Entretanto, é preciso ficar atento à credibilidade e à seriedade da corretora de valores escolhida. Desconfie de preços muito baixos e condições duvidosas, por exemplo.

Também verifique se a instituição em que você gostaria de ter investimentos on-line é regulamentada por órgãos como o Banco Central ou a Comissão de Valores Mobiliários.

Além disso, analise o histórico da empresa em que você pretende investir e procure ter uma carteira bem diversificada para não comprometer a maior parte de seu patrimônio em manobras arriscadas. Basta uma pesquisa aprofundada e um pouco de cautela para garantir um investimento on-line seguro.

Vantagens de investir on-line

Há várias vantagens em investir on-line. A mais óbvia delas é a praticidade. Realizar investimentos on-line é muito cômodo para o investidor, que conta com mais flexibilidade para realizar as aplicações com apenas alguns cliques.

Além disso, investir on-line envolve menos burocracia e mais acessibilidade, já que praticamente qualquer um pode fazer investimentos. Iniciante ou avançado, conservador ou arrojado, todo investidor consegue operar facilmente, sem a necessidade de cópias físicas de documentos, transações demoradas e idas ao banco.

Outro ponto a favor dos investimentos on-line é a mobilidade. As plataformas de home broker das corretoras podem ser acessadas por dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. Assim, é possível fazer as aplicações e gerenciar os investimentos de qualquer lugar.

Investir on-line também é um processo seguro, como já explicamos anteriormente. Hoje, contamos com alta tecnologia que protege as transações financeiras. Os aplicativos têm sistemas de criptografia de dados e outras ferramentas para aumentar a segurança.

Por fim, o grande diferencial do investimento on-line é a possibilidade de monitorar as aplicações financeiras em tempo real! Os investimentos estão ao alcance do seu bolso e podem ser acompanhados a qualquer momento.

Como comprar ações on-line

As transações de compra e venda de ações na Bolsa de Valores são realizadas por meio do home broker. Para comprar ações on-line, primeiro, você precisa abrir uma conta em uma corretora. Nesse momento, é importante pesquisar bem e optar por uma instituição confiável, de preferência com baixas taxas de corretagem.

Já com a conta aberta, o próximo passo é transferir o dinheiro de sua conta bancária para a conta da corretora, pois esses recursos serão usados para investir nos ativos.

Finalmente, chega o momento de acessar a plataforma de home broker e procurar pelos ativos desejados. Para isso, basta inserir as siglas dos ativos no campo de busca da plataforma.

Depois disso, é hora de fazer a transação e comprar ações on-line! No momento da emissão da ordem, determine se a operação será de compra ou venda. Defina a quantidade de papéis que você pretende adquirir e clique no botão de enviar.

Quando um vendedor se interessar por sua oferta, a ordem é finalmente executada, e as ações são transferidas para a sua carteira. Pronto: você se tornou oficialmente um acionista da empresa em que decidiu investir.

Vale lembrar que as ações têm um lote mínimo de 100 para serem negociadas. Também só é possível fazer operações na Bolsa de Valores no horário do pregão, das 10h às 18h dos dias úteis.

Invista on-line com a G2D

Agora que você já entende melhor sobre o funcionamento do mercado do investimento on-line, que tal saber um pouco mais sobre a G2D? Somos uma empresa de Venture Capital, investindo em empresas ousadas e com grande potencial de crescimento!

Com a G2D, você pode aplicar parte de seu capital em investimentos alternativos e ter uma carteira balanceada. Quer saber mais? Então, visite nosso site e conheça as empresas em que investimos!

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.