RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

4 min de leitura 24 maio. 2022

As jogadas de marketing da NotCo contra concorrentes

# G2D Investments
As jogadas de marketing da NotCo contra concorrentes

Com bom humor e criatividade, o marketing da NotCo vem batalhando cada vez mais seu espaço entre gigantes. Para quem gosta de uma boa batalha de marcas, a startup chilena já mandou o seu recado para Danone e McDonalds só nos primeiros meses de 2022.

Investida da G2D por meio da The Craftory, a NotCo é uma empresa de biotecnologia que fabrica alimentos à base de plantas a partir de Inteligência Artificial.

Seu algoritmo, Giuseppe, é uma tecnologia patenteada que indica as melhores combinações de alimentos de acordo com o sabor e a textura que se deseja alcançar. O resultado é bastante semelhante aos alimentos de origem animal.

O principal produto de prateleira da NotCo hoje é o NotMilk, uma combinação de abacaxi com repolho. A partir dele, a NotCo já produz sorvetes e milk shakes, inclusive em parcerias com grandes redes de fast food como Starbucks e Shake Shack.

Seu NotBurguer, que simula hambúrguer de carne bovina e o NotChiken, que lembra o frango empanado, também está nas prateleiras dos supermercados e em redes de restaurantes como o Burger King e Bullguer.

NotCo versus Danone: a campanha dos 100 nomes

Em fevereiro, o fundador da NotCo Matias Muchnick começou a receber centenas de mensagens de pessoas próximas falando sobre um lançamento da Danone no Reino Unido: o leite à base de plantas chamado de This is Not Milk.

Em seu perfil no LinkedIn, Muchnick deu o exemplo de algumas das mensagens recebidas:

“Você viu isso? Bando de dinossauros”, “Danone sorrateiro”, “precisam de lições criativas”, “Parece que David está ensinando algumas comunicações a um Golias torto”, “Cara, parabéns!”, “Você vendeu a marca para a Danone?”, “Hahah esses caras são de verdade? Grandes valentões”, “Assustou alguém?”, “Movimento muito ético dos pregadores da ética ”, “escolas antigas sendo escolas antigas”. E o meu favorito “Imagine se você fizesse isso com eles? Todo o maldito FBI viria buscá-lo!”.

>>> Veja mais: Not Salchicha: NotCo registra marca de salsicha vegana no Chile

Entre a curiosidade e a indignação, o próprio fundador da NotCo sugeriu a campanha 100 Names, em que qualquer pessoa podia sugerir um nome melhor para o produto da Danone.

“Nós sempre acolhemos a concorrência porque isso realmente nos impulsiona a sermos melhores. Na verdade, estamos lisonjeados que eles também pensem que NotMilk é um ótimo nome e marca, mas NotMilk já existe, então decidimos ajudá-los. Convidamos todos que se sentirem criativos para apoiar a causa e inspirá-los com ideias legais de nomes para suas marcas. Espero que funcione!”, escreveu Muchnick em seu LinkedIn.

Os melhores nomes coletados no site da campanha 100 Names foram os seguintes:

O Pipeline, site de negócios do Valor Econômico, destaca que o nome NotCo e os de seus produtos (NotMilk, NotMayo, Not Ice Cream) foram escolhidos pelo próprio Muchnick a contragosto de investidores. Hoje, essa arquitetura é um dos diferenciais da marca.

“Um economista, empreendedor, com marketing na veia, Muchnick tornou o que poderia ser um pesadelo para uma startup diante de uma gigante global capitalizada numa nova sacada publicitária”, diz o Pipeline.

NotCo e a polêmica do McPicanha

Outro concorrente que não passou incólume pelo marketing da NotCo foi o McDonalds. No mesmo estilo bem-humorado das campanhas de seu parceiro comercial, o Burger King, a NotCo deu uma leve cutucada na rede rival.

A polêmica da vez foi o McPicanha. Os dois sanduíches da linha foram retirados do cardápio do McDonalds em todo o Brasil após a rede receber uma notificação do Procon-SP e de a venda ser probibida pelo Procon-DF. O motivo: a carne do hambúrguer não era picanha. E foi assim que a NotCo entrou em cena.

Invista na NotCo com a G2D

A NotCo faz parte do portfólio da G2D Investments por meio da The Craftory. Baseado em Londres e São Francisco, o fundo investe em marcas disruptivas que estão liderando a transformação do consumo no século 21.

A G2D Investments é uma empresa presente na bolsa de valores brasileira com o código de negociação G2DI33. Por meio do papel, qualquer pessoa pode investir em empresas privadas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Conheça mais sobre o portfólio da G2D e fique por dentro das últimas novidades assinando a nossa newsletter.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.