RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

6 min de leitura 31 março. 2022

O que é meme coin? Por que não investir?

# G2D Investments
O que é meme coin? Por que não investir?

Os atuais investidores já estão familiarizados com a Bitcoin, mas esta não é a única criptomoeda por aí. Atualmente, até mesmo os memes estão sendo usados para inspirar o surgimento de novas cryptos. Esse tipo de moeda é conhecido como meme coin ou criptomoeda meme.

Embora sejam geralmente criadas como piadas, esses ativos podem se tornar populares e obter altas posições em capitalização de mercado. Uma delas, a Dogecoin, ficou tão famosa que virou uma das 10 criptomoedas mais valiosas. Desde que Elon Musk, fundador da Tesla, começou a defender a Dogecoin, esses ativos proliferaram ainda mais.

Mas vale a pena investir nas moedas de memes? Com este artigo, entenda tudo o que você precisa saber antes de entrar nesse mercado.

O que é meme coin?

Como o próprio nome sugere, meme coin é uma expressão usada para se referir às criptomoedas de memes. Portanto, trata-se de uma categoria de criptomoeda cuja principal característica é ser baseada em um conteúdo que viralizou na Internet.

Em suma, moedas de memes são criptomoedas inspiradas em piadas. Por esse motivo, também são consideradas altcoins. A Dogecoin, por exemplo, foi inspirada no meme Doge, uma foto viral de um cachorro da raça Shiba inu.

Aliás, a Dogecoin é a mãe de todas as meme coins. Ela foi criada em 2013 como uma piada em resposta à explosão de novas cryptos na época. Foi, em primeiro lugar, uma forma sarcástica de abordar o assunto.

Nos anos seguintes, porém, a Dogecoin tomou um rumo bastante sério. O fundador da Tesla Motors, Elon Musk, chamou-a de “a moeda do povo” em 2021. Foi o suficiente para que a sua cotação explodisse em poucos dias.

Portanto, essas moedas nascem quase como uma brincadeira, sem um projeto bem definido para sustentá-las. Tanto é que menos de 5% delas estão listadas em exchanges renomadas, o que faz desse um ativo bastante volátil. Assim como a variação de cotação é maior que as cryptos tradicionais.

O investidor pode comprar moedas-meme em exchanges de crypto. Para isso, é preciso abrir uma conta em plataformas como a Mercado Bitcoin e a Coinbase. No entanto, lembre-se que nem todas estão listadas em corretoras. Apenas 5% conseguem listagens nas grandes exchanges com volume de negociação.

Antes de tudo, entenda que você está investindo em uma moeda em razão do meme atrelado a ela. Esse ativo é feito a partir de um meme que não tem valor inerente.

Meme coin ou meme token?

É preciso saber diferenciar meme coin de meme token. Antes de mais nada, vamos explicar as diferenças entre as criptomoedas e os tokens. Veja a seguir.

Uma moeda digital ou criptomoeda é um ativo nativo de uma blockchain. A ether ou a bitcoin, por exemplo, são moedas que existem em seus próprios blockchains  – a ether é a moeda da rede de blockchain Ethereum, e assim por diante.

Já os tokens são a representação digital de um ativo em uma blockchain. Estes ativos podem ser dinheiro, propriedade e investimento. Existem payment tokens, usados como dinheiro eletrônico, e boa parte das criptomoedas encontram-se nessa categoria.

Por outro lado, existem outros tipos de tokens com diferentes funcionalidades, sem relação com as cryptos, como os NFTs. Em síntese, toda criptomoeda é um token, mas nem todo token é uma criptomoeda.

Enquanto as meme coins possuem seu próprio blockchain, os meme tokens operam em uma rede blockchain já existente. Muitos dos meme tokens são cópias da Dogecoin, por exemplo. Dois dos meme tokens mais populares são shiba inu (SHIB) e safemoon (SAFEMOON), do Binance Smart Chain, rede concorrente do Ethereum.

Quanto vale uma meme coin?

Uma meme coin geralmente tem bilhões de unidades em circulação. Logo, é a situação oposta do Bitcoin, programado para ter um número finito de unidades disponíveis para minerar. Além disso, as moedas de meme também não tem um mecanismo que as queime ou as remova de circulação, então os números só aumentam.

Por essa razão, seu valor por unidade costuma ser muito baixo. No momento da redação deste artigo, o preço da Dogecoin na CoinMarketCap era R$0.8289.

Todavia, outras moedas de memes valem ainda menos. Esse preço baixo contribui para a popularidade das moedas-meme, já que qualquer pessoa pode comprar uma grande quantidade delas rapidamente.

A plataforma CoinMarketCap possui uma página onde lista as principais moedas e tokens meme. Os ativos são ordenados por valor de capitalização de mercado, com o maior em primeiro lugar, seguido dos demais em ordem decrescente. A seguir, veja a lista das 10 maiores moedas-meme em market cap.

Dogecoin (DOGE)

A moeda digital com o logotipo de um cachorro foi criada em 2013 como uma piada. No entanto, atingiu uma capitalização de US$ 60 milhões ainda em 2014. Atualmente, é a principal criptomoeda-meme e a favorita de Elon Musk. Pode ser comprada e vendida no Mercado Bitcoin e outras exchanges.

Shiba Inu (SHIB)

Shiba Inu é a alternativa da rede Ethereum para o algoritmo de mineração da Dogecoin. Shiba Inu e o token SHIB fazem parte das criptomoedas com tema de cachorro. Está listada em 20 corretoras internacionais. Inclusive, a partir de novembro de 2021, passou a ser listada no Mercado Bitcoin.

Dogelon Mars (ELON)

Dogelon Mars é uma moeda que mistura os nomes da Dogecoin e de Elon Musk, além de fazer referência ao destino da SpaceX, o planeta Marte. Integra a lista de cinco exchanges.

Samoyedcoin (SAMO)

Samoyedcoin é a memecoin da plataforma Solana, cujo objetivo é ser um ativo divertido e próprio da comunidade de usuários.

MonaCoin (MONA)

A comunidade MonaCoin é a associação de usuários de criptomoedas mais ativa do Japão. É uma criptomoeda de 2014, com rede de pagamentos descentralizada.

Hoge Finance (HOGE)

Lançado em 2021, HOGE é um token de DeFi com um suprimento limitado e deflacionário. Está em pelo menos quatro principais corretoras internacionais.

ERC20 (ERC20)

Um token que implementou um conceito de descentralização e “Internet do dinheiro”. Faz parte de três corretoras internacionais.

DogeBonk (DOBO)

DogeBonk é um token da Binance Smart Chain com propriedades deflacionárias. Está listado em uma exchange descentralizada.

Banano (BAN)

Banano é um criptoativo da rede Binance, e afirma buscar transações instantâneas e sem custo. Está listada apenas em exchanges descentralizadas.

Doge Dash (DOGEDASH)

Por fim, o último token do ecossistema Binance desta lista. Doge Dash faz parte do jogo de crypto de mesmo nome, onde jogadores são recompensados com moedas.

Para continuar por dentro das novidades sobre meme coin e outras discussões do mercado financeiro, leia a newsletter da G2D. Inscreva-se aqui e receba direto na sua caixa de e-mail.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.