RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 10 junho. 2022

O que é o mercado futuro e como investir

# G2D Investments
O que é o mercado futuro e como investir

Quem consegue prever o futuro? Até no mercado de ações, ninguém pode afirmar se o preço do dólar vai cair ou subir, independentemente do nível de expertise do investidor. No entanto, com o mercado futuro, é possível se proteger dessa oscilação. Você já ouviu falar nessa modalidade?

A categoria é uma alternativa para o investidor que busca se proteger ou lucrar com as oscilações do dólar, dos juros, da bolsa, entre outros. Trata-se de um instrumento bastante versátil, capaz de atender a diferentes interesses e perfis de investidores. Siga a leitura para descobrir mais. 

O que é o mercado futuro? Veja a definição

Mercado futuro é uma categoria de investimento que negocia contratos derivativos de acordo sobre o preço de um determinado ativo no futuro. O termo “derivativos” é usado para definir o instrumento financeiro cujo preço é derivado do valor de um ativo, uma taxa ou um índice.

Sendo assim, o preço atual do ativo é usado como base para liquidação em uma data futura. Segundo a Bolsa de Valores (B3), os ativos do mercado futuro brasileiro podem ser divididos em quatro segmentos principais: moedas, juros, índices e commodities, todos negociados na B3. 

A negociação de moedas no mercado futuro inclui o dólar norte-americano, o euro e moedas como o yuan chinês, entre outras. Em seguida, existem os contratos de taxas de juros, que contemplam a Selic, a DI, o cupom cambial de DI e o cupom de IPCA.

No caso do segmento de ações e índices, há o Ibovespa, o S&P500 e o Futuro de Ações. Por fim, alguns exemplos de commodities incluem os contratos de milho, café, soja, açúcar, etanol e outros. 

Aliás, o surgimento do mercado futuro remonta ao século XII, em que o objetivo era melhorar as condições de negociação dos ativos agrícolas. No mercado futuro de hoje, porém, os produtos com maior liquidez e volume de negociação não são as commodities, mas as moedas e os índices. 

Entenda como o mercado futuro funciona 

Para entender como esse investimento funciona, é importante conhecer o básico sobre o que são os contratos futuros. Sendo assim, vamos mostrar um exemplo de como esses contratos funcionam e são negociados no mercado.

Imagine o seguinte cenário: um produtor agrícola de soja quer fixar o preço da saca do produto em um determinado valor no próximo ano. Por outro lado, um comprador da indústria também quer fixar o preço em um determinado valor, no mesmo período de um ano. 

Ambas as partes firmam um contrato futuro, cuja estruturação e padronização são feitas pela B3. O agente da indústria pode comprar a soja por R$ 100, por exemplo. Se o produtor concordar, o acordo é fechado, independente do preço que a soja terá em 12 meses. 

A vantagem é que ambos agentes econômicos se protegem do risco de oscilação do preço, para mais ou para menos. Resumindo, o contrato é negociado com um preço que os investidores acreditam que o ativo valerá no futuro a partir do valor presente. 

O que saber antes de investir no mercado futuro 

Entre as vantagens dessa modalidade, estão a possibilidade de obter maior rentabilidade e se proteger contra a volatilidade dos ativos. Trata-se de uma alternativa de negociação bastante segura, ágil e simples. 

Além disso, diferentemente da maioria dos produtos no mercado de ações, os mercados de futuros podem ser negociados, por meio de uma corretora. Eles são negociados em ambiente de Bolsa, e o investidor pode encerrar a posição a qualquer momento até a data de vencimento. 

Contudo, antes de começar a investir, analise se o tipo de ativo combina com o seu perfil de investidor. O mercado futuro é considerado um investimento de risco, alinhado com os perfis moderado e arrojado, mais tolerantes ao risco e que buscam aumentar o capital com a especulação. 

Outro aspecto é que esse produto conta com versões mais acessíveis de preço. Existem alternativas como o minicontrato de dólar, cujos lotes de negociação são de tamanho menor que o contrato futuro padrão. Assim, eles permitem aportes bem menores que o tradicional. 

Continue aprendendo com a G2D Investments

Informar-se sobre as novidades e as tendências do mercado financeiro é um hábito fundamental para quem busca fazer melhores investimentos. Agora que você já sabe o que é mercado futuro e como funciona, que tal continuar aprendendo com a G2D? Assim, você pode aprimorar as suas escolhas financeiras. 

A G2D Investments permite que qualquer pessoa tenha acesso a investimentos em empresas privadas de tecnologia, com potencial de alto crescimento. Em nosso portfólio, contamos com startups disruptivas, baseadas em tecnologia, que estão transformando os segmentos onde atuam. Nosso ticker na B3 é o G2DI33.

Conte com a ajuda dos nossos especialistas para continuar informado sobre Venture Capital e outros assuntos relacionados ao mercado financeiro. Inscreva-se na newsletter e receba os conteúdos feitos pela equipe da G2D na caixa de entrada do seu e-mail.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.