RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 19 agosto. 2022

O que é DAO? Entenda como esse tipo de organização funciona

# G2D Investments
O que é DAO? Entenda como esse tipo de organização funciona

Se você está interessado em saber como será o futuro da tecnologia e dos negócios, não pode deixar de entender o que é DAO e conhecer esse tipo de organização, um dos desenvolvimentos mais inovadores gerados pela tecnologia blockchain. 

Alguns especialistas até consideram as organizações autônomas descentralizadas como as estruturas de negócios do futuro. Neste artigo, descubra o que é DAO, saiba mais sobre o que elas oferecem e informe-se sobre esse tema que é tendência no universo das criptomoedas. 

O que significa o termo DAO?

O termo DAO é uma abreviação de decentralized autonomous organization. São organizações autônomas descentralizadas consideradas variantes modernas das comunidades on-line. Ganhando tração desde 2019, o assunto tem sido um dos mais comentados entre os investidores do mercado cripto nos últimos anos. 

Uma DAO funciona com smart contracts em redes blockchain. O conceito dessa organização pode ser descrito como uma comunidade que existe na internet e atua de forma autônoma. Porém, ela também depende de profissionais para realizar tarefas que a automação não consegue. 

Como mencionado acima, a natureza dessa organização é ser propriedade de uma comunidade, responsável pelo desenvolvimento e pela governança. O Ethereum foi a primeira rede de criptomoedas que permitiu a construção de DAOs. Sendo assim, a maioria das organizações existentes está lá.

Veja quais são os tipos de DAOs

Os tipos de DAOs variam conforme os objetivos. Em geral, elas podem ser divididas entre organizações autônomas descentralizadas de colecionadores, investimentos, filantropia, protocolos e concessões. Uma DAO pode ser criada para arrecadar fundos para ucranianos na guerra contra a Rússia, por exemplo. 

Por outro lado, existe a Uniswap, a maior exchange descentralizada de criptomoedas do mundo, também considerada uma organização autônoma. Outro exemplo são as organizações que financiam negócios específicos, como aqueles fundados exclusivamente por mulheres ou minorias sub-representadas. 

Características de uma DAO

Para entender o que é DAO, é preciso conhecer as principais características. Diferentemente da maioria das organizações tradicionais, o controle de uma organização autônoma descentralizada não é hierárquico, mas espalhado entre os usuários. Ou seja, coloca-se a autoridade nas mãos dos participantes.

Logo, essa gestão descentralizada funciona principalmente por meio de tokens de governança, utilizados pelos participantes para votar em processos de tomada de decisão. Eles são unidades de valores digitais negociados no blockchain de uma criptomoeda, como Ether ou Bitcoin. 

A governança é possibilitada pelos softwares de código aberto no blockchain, capazes de bloquear fundos em uma carteira e apenas permitir transações após votação dos integrantes da organização. 

Sendo assim, esse sistema exige que os participantes invistam o próprio dinheiro em troca de poderes de voto. Os membros de uma DAO trabalham a partir de um conjunto de regras. É como se fosse um enorme comitê organizado pelo mecanismo dos contratos inteligentes, os contratos digitais de blockchain.

Para que as organizações autônomas descentralizadas servem?

Além de saber o que é DAO, é interessante entender para que essas organizações servem. Basicamente, esse tipo de estrutura on-line serve para organizar o capital humano e financeiro com objetivo de investir em projetos e pessoas, viabilizando iniciativas escaláveis. 

Esse sistema também foi criado com objetivo de  evitar a interferência de estados ou nações. Como a infraestrutura de uma DAO é um software que pode ser executado em qualquer lugar do mundo e em qualquer computador, não há a necessidade da aprovação ou da fiscalização de um órgão governamental. 

A tecnologia cresceu tanto que, atualmente, quase todos os principais aplicativos DeFi são governados por DAOs. Alguns são grupos de desenvolvedores ou investidores, outros são comunidades ligadas a alguma causa, empresas, instituições de caridade ou iniciativas locais, entre outros.

As DAOs também servem para capturar o valor do trabalho dos usuários e distribuí-los de volta entre a comunidade. Esse propósito está diretamente ligado com a revolução proposta pela Web3, em que as pessoas criam conteúdo e  ganham dinheiro por isso. 

Mantenha-se atualizado com a newsletter da G2D

A G2D Investments é uma plataforma de investimentos em Venture Capital. Com mais de 30 anos de experiência, a G2D apoia exclusivamente empreendimentos considerados inovadores e baseados em alta tecnologia.

Já são oito unicórnios presentes no portfólio de investimentos da G2D. Uma das startups bilionárias que integra a lista é a Mercado Bitcoin. Trata-se da maior plataforma de ativos digitais da América Latina. Por ela, usuários podem comprar e vender criptoativos e outros ativos digitais. 

Para investir com a G2D, é fácil. Somos uma empresa listada na B3 com o papel G2DI33. Fazendo uma única aplicação, o investidor acessa empresas em estágio pré-IPO do Brasil, dos EUA ou da Europa.  

Agora que você já sabe o que é DAO, fique atualizado sobre outros temas ligados à tecnologia e à inovação. Inscreva-se na nossa newsletter e receba os conteúdos criados pelos nossos especialistas no seu e-mail.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.