RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

7 min de leitura 27 junho. 2022

Como investir segundo os objetivos da ONU

# G2D Investments
Como investir segundo os objetivos da ONU

A luta contra a crise climática é a preocupação central dos objetivos da ONU (Organização das Nações Unidas) para o desenvolvimento dos países. Afinal, o aumento da temperatura média global entre 1,8 ºC e 4,0 ºC nos próximos 100 anos pode impactar negativamente toda forma de vida no planeta.

Para mitigar esse e outros efeitos, a Organização definiu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) para os seus países membros. O intuito é tornar a vida no planeta mais sustentável e colocar em prática o capitalismo consciente.

Mas será que é possível aliar investimento e responsabilidade com o planeta? Entenda a partir de agora de onde surgiram e quais são os objetivos da ONU e veja como investir de acordo com eles.

O que são os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU?

Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU são metas elencadas pela organização para abordar os principais desafios enfrentados pela humanidade, como fome, pobreza e desigualdade. Em síntese, eles representam um apelo global para garantir que as pessoas desfrutem de paz e de prosperidade em seus países.

Definidos em setembro 2015, durante a realização da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável da ONU em Nova Iorque, os 17 objetivos também fazem parte da Agenda 2030. Trata-se de um plano de ação colocado em prática até 2030 para abordar áreas de importância crítica para a humanidade e o planeta.

Nesta jornada, a ONU tem especificamente enfatizado a importância das ações em relação à crise climática. Afinal, os impactos da emergência do clima têm consequências em todos os outros âmbitos da vida no planeta.

As projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que nos próximos 100 anos poderá haver um aumento da temperatura média global entre 1,8°C e 4,0°C. Com um aumento de 2°C na temperatura global, é esperado que ocorram desastres como inundações, tempestades, secas e queimadas.

A COP-27, a 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, deve tratar desses temas e jogar mais luz sobre os desafios para proteger os oceanos.

Lista dos 17 objetivos da ONU

A lista completa dos 17 objetivos da ONU

Quais são os objetivos da ONU?

Os objetivos da ONU são 17 ao todo. Eles tratam de ações relacionadas à produção responsável e ao consumo consciente, à justiça social e ao desenvolvimento sustentável em nível global no contexto da Agenda 2030. Veja a seguir:

  1. Erradicação da pobreza: erradicar a pobreza em todas as formas e em todos os lugares;
  2. Fome zero e agricultura sustentável: erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;
  3. Saúde e bem-estar: garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
  4. Educação de qualidade: garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
  5. Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
  6. Água potável e saneamento: garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos;
  7. Energia limpa e acessível: garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos;
  8. Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos;
  9. Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
  10.  Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países;
  11.  Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis;
  12.  Consumo e produção responsáveis: garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis;
  13.  Ação contra a mudança global do clima: adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos;
  14.  Vida na água: conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
  15.  Vida terrestre: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade;
  16.  Paz, justiça e instituições eficazes: proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade;
  17.  Parcerias e meios de implementação: reforçar os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Como as empresas podem contribuir para os objetivos da ONU

As empresas que quiserem contribuir para os objetivos da ONU têm oito anos para agir. Para ajudar nessa missão, a Organização lançou uma ferramenta que pode ser acessada por gestores e gestoras interessados garantir um impacto positivo no planeta.

A ferramenta, chamada SDG Action Manager, permite que as empresas tenham acesso a informações que facilitam a adoção de medidas alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Em síntese, a visão da Organização é garantir que as empresas se comprometam não só com a adoção das práticas dos ODSs, mas que também repensem seus modelos de negócios. Além disso, a ONU pede que as empresas assumam o papel de liderança das iniciativas que visam atingir os 17 objetivos.

Como a G2D está alinhada aos objetivos da ONU

A G2D Investments é uma plataforma de Venture Capital que investe em diversas empresas comprometidas com a lista de metas da Agenda 2030. Metade do portfólio da G2D é composto por negócios que endereçam pelo menos um objetivo de desenvolvimento da ONU.

A The Craftory, por exemplo, casa de investimentos que faz parte do portfólio da G2D, investe em empresas que seguem cinco causadas justas. São elas: vida saudável, sustentabilidade, progresso da sociedade, auto-estima e democratização de acesso. As empresas no portfólio são:

  • Notco: endereça os objetivos 3, 6, 12 e 15 da ONU;
  • Seed: trabalha segundo as metas 3, 9 e 12;
  • Dropps: concentra sua atuação nos objetivos 3, 6, 12 e 14;
  • Dyper: trabalha nos objetivos 3 e 12;
  • Tomboy X: endereças as metas 5 e 12;
  • Ruby Love: atua nos objetivos 10 e 12;
  • Freddies Flowers: endereça o objetivo 12;
  • Hippeas: trabalha segundo as metas 2, 3, 12 e 15;
  • Edgard & Cooper: atua nos objetivos 3, 12 e 15;
  • allplants: endereça as metas 2, 3, 12 e 15;
  • Loum Beauty: atua nos objetivos 3 e 12;
  • Kadenwood: trabalha segundo o objetivo 3;
  • Moss Earth: endereça as metas 12 e 13;
  • One Ocean Beauty – Present Life: trabalha de acordo com os objetivos 3, 12 e 14;
  • Packable: enderça a meta 9;
  • Who Gives a Crap: endereça as metas 6, 10 e 12.

Por meio da The Craftory, investimos na Dyper e diversas empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. A Dyper é uma companhia com posicionamento ecologicamente responsável que produz fraldas a partir de materiais biodegradáveis.

Nós ajudamos você a investir nesses negócios disruptivos do jeito mais fácil. Basta buscar G2DI33 no home broker da sua corretora. Com uma única aplicação e sem muito dinheiro você já passa a investir no nosso portfólio. Não perca as novidades sobre os investimentos da G2D: assine a nossa newsletter.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.