RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 20 maio. 2022

Descubra investimentos para cada perfil de investidor

# G2D Investments
Descubra investimentos para cada perfil de investidor

Todo investidor almeja obter ganhos mais altos e proteger o seu patrimônio. Porém, nem todos estão dispostos a correr riscos em busca de melhor rentabilidade. Assim, o investimento mais vantajoso depende do perfil de investidor.

Você já sabe qual é o seu perfil? Quer entender melhor esse conceito e descobrir quais são as aplicações ideais para você? Neste post, listamos os melhores investimentos para cada tipo de investidor!

O que é perfil de investidor?

O perfil de investidor está relacionado ao nível de risco que cada indivíduo está disposto a assumir em prol de melhores retornos financeiros. Normalmente, divide-se os vários tipos de aplicações disponíveis no mercado de acordo com quanto o investidor suporta arriscar para buscar boa rentabilidade.

Tipos de perfil de investidor: quais são?

Os investidores são classificados de acordo com a disposição a arriscar capital na hora de investir. Existem três tipos de investidores: os conservadores, os moderados e os agressivos ou arrojados.

Conservadores

O investidor conservador é aquele preocupado em proteger o patrimônio, não necessariamente obter lucros cada vez mais altos. Pessoas com esse perfil preferem seguir um planejamento mais seguro e não estão dispostas a correr o risco de perder dinheiro.

Os conservadores contentam-se com rendimentos não tão expressivos, contanto que continuem ganhando. Por isso, priorizam aplicações de renda fixa, que prometem menos surpresas.

Moderados

O investidor moderado encontra-se no meio-termo. Ele até está disposto a arriscar, mas não abre mão de proteger o capital. Normalmente, pessoas com esse perfil apostam em uma carteira diversificada, priorizando a segurança, mas investindo parte do capital em aplicações um pouco mais arriscadas.

Investidores de perfil moderado também costumam gostar muito de investimentos de renda fixa, mas estão atentos a investir com um pouco de risco calculado, desde que tenham riscos calculados.

Agressivos ou arrojados

O investidor arrojado é aquele que está disposto a arriscar o capital em busca de ganhos altos e rápidos, por isso, não teme apostar em aplicações mais voláteis e investimentos de renda variável, que apresentam as melhores expectativas de retorno financeiro.

Pessoas de perfil arrojado entendem mais sobre os riscos dos investimentos e separam seu capital, compreendendo que parte dele pode ser perdido na busca de retornos maiores. Por isso, são mais tolerantes a perdas.

Aplicações para cada perfil de investidor

Existem muitas aplicações financeiras disponíveis no mercado financeiro. Para escolher quais vão fazer parte de sua carteira de investimentos, é preciso levar em conta o perfil do investidor. Confira as melhores apostas para cada um.

Perfil conservador

Os investimentos mais indicados para investidores de perfil conservador são aqueles que oferecem mais segurança, menos risco de perda e defesa do patrimônio.

Por isso, as aplicações ideais para esse perfil são as de renda fixa, como, por exemplo, o Tesouro Direto (Selic ou IPCA), os CDBs, as LCIs ou as LCAs. Esses investimentos trazem menos retorno, mas têm chances mínimas de prejuízo.

Perfil moderado

Investidores de perfil moderado costumam ousar um pouco mais nos ativos e estão dispostos a assumir um grau maior de risco se a promessa de retorno financeiro valer a pena. Também são pessoas que costumam investir em aplicações de longo prazo.

Para esse perfil, as aplicações recomendadas são o Tesouro Direto Pré-fixado a longo prazo, as Letras de Câmbio (em que o dinheiro é aplicado em instituições financeiras) e as debêntures (em que o investidor empresta capital a empresas, não ao governo).

Essas são aplicações com rentabilidade em renda fixa, mas que trazem alguns riscos extras às transações. Porém, não são as únicas alternativas para investidores de perfil mais moderado.

Geralmente, eles apostam na diversificação e direcionam parte da renda a ações de empresas confiáveis. Também podem aplicar parte do capital em investimentos “alternativos”, como os fundos de Venture Capital, aplicando em empresas com alto potencial de crescimento.

Perfil arrojado ou agressivo

Em geral, os investidores de perfil arrojado detêm muito conhecimento de mercado e dispõem de capital para aplicar. Eles preferem as aplicações mais rentáveis, mesmo que haja chance de perder dinheiro.

Os investimentos adequados para essa categoria são as aplicações de renda variável, como ações, fundo de ações e fundos multimercados, e investimentos mais alternativos, como fundos de Private Equity e fundos de Venture Capital, que prometem altos ganhos.

É importante ressaltar que, para investir em aplicações de alto risco, é preciso conhecer bem o mercado financeiro. Dominando o mercado, o investidor faz previsões melhores e toma decisões mais assertivas. Assim, se houver perda monetária, o prejuízo não será tão alarmante.

Além disso, a reserva de emergência é obrigatória para todos os perfis de investidor, pois não se pode assumir riscos sem contar com um suporte financeiro. O ideal é ter uma carteira de investimentos equilibrada, pendendo mais ou menos para o risco de acordo com o perfil.

Seu perfil é moderado ou arrojado? Então, invista com a G2D!

Agora que você já conhece cada perfil de investidor e sabe quais são os melhores títulos para cada um, que tal conferir para diversificar seus investimentos? A categoria de Venture Capital está despontando no Brasil como uma forma de potencializar ganhos de investidores.

Você pode investir em Venture Capital com a G2D! Somos uma empresa listada na Bolsa e permitimos que qualquer investidor abrace essa oportunidade de investimento.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como a G2D atua para simplificar o acesso dos investidores às empresas mais disruptivas e inovadoras do mercado? Conheça nosso portfólio no nosso site!

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.