• Sobre
  • Contato
  • Editorias
    PortfólioVenture CapitalEconomia VerdeWeb3StartupsAprenda a Investir
  • Portal RI
G2D Investments Logo
Portfólio
Venture Capital
Economia Verde
Web3
Startups
Aprenda a Investir
SobrePortal RI
sobreContato
Portal RI
10/3/2023

Como a inteligência artificial vai mudar nossas vidas, segundo a responsável pelo ChatGPT

Por
Redação G2D

Mira Murati é CTO (Chief Technology Officer) da OpenAI. É a chefe de tecnologia responsável pelo ChatGPT e outras aplicações de inteligência artificial da empresa, como a integração com o buscador Bing, da Microsoft, e a ferramenta de geração de imagens Dall-E.  

Mira é precoce mesmo para os padrões do Vale do Silício: nascida em 1988 e formada em engenharia mecânica (pela Dartmouth College) em 2012, em 2013 ela já era gerente de produto sênior do Modelo X, o SUV elétrico da Tesla. Em 2018 chegou à OpenAI como vice-presidente de aplicações de IA e, em 2022, tornou-se a CTO.

Mira também chama atenção por suas opiniões. Ela defende a imposição de limites para a inteligência artificial, enquanto isso é possível. "Agora é um momento único, na história, em que podemos controlar como isso molda a sociedade. Vale para os dois lados: a tecnologia nos molda e nós a moldamos", disse em entrevista à revista Time. "Há muitos problemas difíceis de resolver".

Apesar de defender restrições, Mira (previsivelmente) concorda com a postura da OpenAI, de lançar o ChatGPT sem ele estar exatamente maduro, e sem controlar plenamente como ele pode ser usado.

“São tecnologias gerais, e com o bem vem o mal. Haverá uma tonelada de maneiras pelas quais eles serão mal utilizados”, disse a CTO da OpenAI em um debate promovido pela revista FastCompany. Para ela, lançar logo é justamente uma forma de convidar a sociedade para o debate.

“Há uma combinação de elementos que entram em jogo, que requer uma estreita colaboração entre empresas privadas, governos e reguladores, bem como a sociedade civil”, diz. “Esta é uma tecnologia muito geral e, no final das contas, vai transformar todas as nossas vidas”.
‍

Mira entende que a inteligência artificial deve acelerar a extinção de muitos empregos. "Acho que provavelmente muitos trabalhos repetitivos, tarefas cognitivas repetitivas, serão substituídos por sistemas de IA”, diz.

Mas, como ocorreu em outras revoluções ao longo da história - a Revolução Industrial é o caso mais emblemático -, a tecnologia deve aumentar a produtividade do trabalho criativo e a abrir vagas em novas áreas.

Uma possível nova carreira é a de orientador de inteligência artificial. "Precisamos orientar os sistemas a fazer as coisas que queremos que façam. Portanto, suspeito que haverá trabalhos vinculados ao ensino de sistemas de IA para serem mais úteis e confiáveis ​​para nós", diz.

compartilhe
relacionado
Você está preparado para as profissões do futuro?
Varejo disruptivo: o futuro do consumo
Valuation das startups early-stage estabilizaram no 1º trimestre de 2023

Assine a Newsletter G2D

Tudo sobre as novidades do mundo de venture capital, startups e tech.
Mais Artigos
Por
Redação G2D
O inverno (dos IPOs) acabou?
Por
Redação G2D
O que é papel higiênico reciclado? Um guia completo
Por
Redação G2D
Por que empresas de tecnologia são os melhores investimentos históricos?
Por
Redação G2D
Dry powder no investimento: seu guia completo sobre capital não investido
Por
Redação G2D
G2Day: Líderes de G2D e GP respondem dúvidas do público
Por
Redação G2D
NotCo anuncia parceria com Mars
Por
Redação G2D
Luis Felipe Adaime, da Moss, está no podcast da Totvs
Por
Redação G2D
Carlos Pessoa, diretor da G2D, está no podcast Astella Playbook
Por
Redação G2D
XP recomenda compra de papéis da G2D: 'Alto potencial de crescimento na carteira'
  • Sobre
  • Contato
  • Portal RI
  • privacidade
  • TERMoS e CONDIções
Canal Youtube G2D InvestmentsLinkedIn da G2D InvestmentsInstagram da G2D Investments

© 2022 G2D Investments