• Sobre
  • Contato
  • Editorias
    PortfólioVenture CapitalEconomia VerdeWeb3StartupsAprenda a Investir
  • Portal RI
G2D Investments Logo
Portfólio
Venture Capital
Economia Verde
Web3
Startups
Aprenda a Investir
SobrePortal RI
sobreContato
Portal RI
6/12/2022

Minimalismo: conheça esse estilo de vida

Por
Redação G2D

Menos é mais. Você certamente já ouviu essa expressão antes. Em um mundo onde o consumo desenfreado é normal, é possível encontrar tranquilidade indo justamente na direção oposta, a do consumo consciente. Esse é o princípio do minimalismo para a vida.

Existem várias vertentes do estilo de vida minimalista e ele conversa com ideias que formam a base do capitalismo consciente. A proposta é a reflexão sobre a nossa forma de viver e consumir, além da nossa relação com o planeta.

Essa abordagem pragmática da vida, inclusive, já conquistou adeptos como Steve Jobs e Mark Zuckerberg. Aprofunde-se no tema a partir de agora.

O que é o estilo de vida minimalista?

O minimalismo surgiu nas artes visuais nos Estados Unidos, entre os anos 1950 e 1960. Sua principal característica é a ideia de poucos elementos, o mínimo possível. Com o tempo, essa tendência foi migrando da arte para o comportamento social.

O estilo de vida minimalista tem como objetivo reduzir o consumo para aumentar a qualidade de vida. Essa abordagem busca desmistificar a ideia de que as pessoas precisam de bens materiais para viver plenamente.

Portanto, a proposta é ressignificar as relações de posse para ter mais felicidade e liberdade. Isso inclui adotar hábitos sustentáveis que vão na contramão do consumo desenfreado.

Contudo, o minimalismo não é um estilo de vida radical, conforme destaca o blog The Minimalists, dos criadores do filme Minimalismo Já, disponível na Netflix. Para o autor Joshua Millburn, o minimalismo é como uma ferramenta usada para livrar-se de coisas desnecessárias e viver uma vida mais consciente.

Como adotar um estilo de vida minimalista?

O minimalismo não deve ser algo radical. Portanto, pequenas transformações podem ser feitas gradualmente, dia após dia. Listamos alguns passos para tornar essa jornada mais fácil.

Reveja suas necessidades

O ato de comprar merece atenção redobrada, afinal, cada compra é uma decisão financeira. Busque elencar as suas necessidades essenciais e gastar somente com elas. Assim, você conseguirá economizar e colocar seu dinheiro em investimentos sustentáveis.

Reorganize seus pertences

A indústria da moda é responsável por 8 a 10% das emissões mundiais de carbono. Você pode fazer diferente e ter um guarda-roupa apenas de itens essenciais. O excesso de pertences consome nossa energia, nosso dinheiro e nossa atenção. Portanto, elimine tudo que não faz falta.

Busque acumular somente experiências

Um estilo de vida minimalista prioriza o agora e o acúmulo de experiências que potencializam o indivíduo. Ao invés de comprar coisas desnecessárias, busque dar valor às pequenas coisas e experiências.

Principais tendências do minimalismo

1 – Declutter, a arte de limpar o armário

Declutter é uma expressão em inglês que significa organizar ou destralhar. É o ato de renunciar a certas coisas com o objetivo de viver em um ambiente mais agradável e organizado. Nesse sentido, alguns questionamentos são importantes para definir o que vai e o que fica.

Alguns exemplos de escolhas sustentáveis incluem reduzir os custos fixos e investir somente no que é de fato importante para você. Portanto, é necessário livrar-se de tudo o que não é essencial. As principais perguntas para adotar essa prática são:

  • eu usei isso recentemente?
  • estou guardando por questões sentimentais?
  • eu já tenho outros itens com a mesma finalidade?
  • eu tenho planos para usar isso em breve?
  • isso me serve? É essencial para a minha casa?
  • se eu consertar isso, vou usá-lo?

A partir daí, é possível entender o que realmente faz diferença na sua vida e ficar apenas com os itens essenciais.

2 – Tiny Houses, as mini-casas

As tiny houses, expressão em inglês que significa literalmente mini-casas, são residências práticas, de baixa manutenção e baixo custo.

O movimento surgiu nos Estados Unidos nos anos 90 e vem ganhando adeptos ao redor do mundo. Essas moradias são compactas, com no máximo 37 metros quadrados (m2), e podem ser itinerantes ou instaladas em local fixo.

A startup brasileira Tiny Houses Brasil, fundada em 2018, é pioneira no segmento. O propósito das construções é oferecer mais tempo, qualidade de vida e liberdade às pessoas.

Para Ryan Mitchell, do blog The Tiny Life, o movimento tiny house é mais do que simplesmente viver em um espaço pequeno. As pessoas que vivem em mini-casas podem fazê-lo para evitar impacto ambiental negativo, por questões financeiras ou por bem-estar.

3 – Coliving, Cohousing e a moradia colaborativa

O conceito de coliving ou cohousing também é uma tendência quando se fala em viver com menos. De acordo com pesquisa do Movimento Coliving, 55% dos moradores de São Paulo topariam viver em espaços residenciais compartilhados.

A moradia colaborativa possui alguns elementos-chave, como a vida em comunidade, consumo pensado para a colaboração e economia de recursos naturais. Para o movimento, a economia compartilhada pode ser solução para o Brasil e o mundo, principalmente quando o assunto é moradia.

Programas de TV e redes sociais que promovem o minimalismo

Ler, assistir e acompanhar conteúdos sobre minimalismo pode te ajudar a ter sucesso em adotar esse estilo de vida. Sendo assim, apresentamos exemplos de programas de TV e perfis de redes sociais que promovem o minimalismo. Confira:

Menos é Demais

Transmitido pelo Discovery Home & Health, esse programa desafia famílias consumistas a viver apenas com o essencial.

Desengaveta

Cada episódio desse programa leva uma celebridade a livrar-se das coisas que estão sobrando em seu armário. Está disponível no canal GNT.

Ordem na Casa e A Magia da Arrumação, com Marie Kondo

Especialista em arrumação, a escritora Marie Kondo ajuda seus clientes a colocarem ordem na casa e na própria vida. Ela tem duas séries na Netflix.

Instagram @avidacompesdescalcos

O perfil Pés Descalços é administrado por um casal de brasileiros que moram em uma tiny house, ou seja, mini casa. A conta é usada para promover uma vida livre, sustentável e minimalista.

Instagram @seja.minimalista

O Seja Minimalista é um perfil no Instagram que traz diversas dicas e informações sobre o tema.

Celebridades que adotaram o minimalismo

1 – Steve Jobs e Mark Zuckerberg

Os empreendedores do Vale do Silício têm algo em comum: o hábito de usar roupas confortáveis, discretas e que parecem sempre as mesmas. Mas no caso de Jobs, o conceito foi empregado na própria concepção do iPhone e todas as ferramentas de design oferecidas por dispositivos Apple.

2 – Lady Gaga

No documentário Five Foot Two, da Netflix, a estrela cozinha para amigos e tem hábitos simples, revelando um estilo de vida que contrasta com a exuberância dos palcos.

3 – Angelina Jolie

Referência em guarda-roupa minimalista, a atriz e embaixadora de causas humanitárias tem um estilo composto por cores sólidas e tons neutros. No entanto, não estamos falando de peças baratas. O site Who Wear What fez uma lista dos 9 pilares do estilo minimalista de Angelina Jolie.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o minimalismo, já entende se pode fazer alguma mudança no seu estilo de vida para torná-la melhor. Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao tema? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades.

‍

compartilhe
relacionado
Produtos Sustentáveis: Nova Forma de Consumo
Probiótico da Seed aumenta a produção de mel das abelhas
Por que investimentos ESG estão ganhando terreno?

Assine a Newsletter G2D

Tudo sobre as novidades do mundo de venture capital, startups e tech.
Mais Artigos
Por
Redação G2D
O inverno (dos IPOs) acabou?
Por
Redação G2D
O que é papel higiênico reciclado? Um guia completo
Por
Redação G2D
Por que empresas de tecnologia são os melhores investimentos históricos?
Por
Redação G2D
Dry powder no investimento: seu guia completo sobre capital não investido
Por
Redação G2D
G2Day: Líderes de G2D e GP respondem dúvidas do público
Por
Redação G2D
NotCo anuncia parceria com Mars
Por
Redação G2D
Luis Felipe Adaime, da Moss, está no podcast da Totvs
Por
Redação G2D
Carlos Pessoa, diretor da G2D, está no podcast Astella Playbook
Por
Redação G2D
XP recomenda compra de papéis da G2D: 'Alto potencial de crescimento na carteira'
  • Sobre
  • Contato
  • Portal RI
  • privacidade
  • TERMoS e CONDIções
Canal Youtube G2D InvestmentsLinkedIn da G2D InvestmentsInstagram da G2D Investments

© 2022 G2D Investments