• Sobre
  • Contato
  • Editorias
    PortfólioVenture CapitalEconomia VerdeWeb3StartupsAprenda a Investir
  • Portal RI
G2D Investments Logo
Portfólio
Venture Capital
Economia Verde
Web3
Startups
Aprenda a Investir
SobrePortal RI
sobreContato
Portal RI
5/7/2022

Net zero e a corrida para frear a crise climática

Por
Redação G2D

Em novembro de 2021, a COP26 determinou uma série de objetivos e metas para países comprometidos com a redução da emissão de gases estufa na atmosfera. O conceito de net zero está profundamente ligado a essas iniciativas.

Se você ainda não conhece como as empresas e investidores podem se somar ao movimento, acompanhe a partir de agora. Você vai entender o significado de net zero e o que pode ser feito para reduzir os efeitos da mudança climática nos próximos anos. Confira.

O que significa net zero?

Net zero é uma adaptação do termo net zero carbon emissions, que significa zero emissões líquidas de carbono, em tradução livre.

O conceito está inserido na pauta de ecologistas e ambientalistas de todo o mundo. Uma empresa que adota o comportamento está comprometida com a redução de emissões de carbono na atmosfera.

Mais do que isso, o compromisso se estende a toda a cadeia de valor envolvida com a companhia: investidores, fornecedores, parceiros, funcionários e até clientes.

A Organização das Nações Unidas coordena a campanha global Race to Zero, uma iniciativa com a meta de zerar as emissões de CO2 em todo o planeta até 2050. Conforme os dados divulgados pela (ONU), se as emissões seguirem no mesmo ritmo atual, o aumento de temperatura em todo o globo será de 2,4ºC até 2050.

Sobretudo, os dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alertam que se nada for feito, até 2030, a temperatura deve subir 0,4ºC. Em outras palavras, esse número é maior do que o registrado no período pré-industrial.

Neste cenário que se encaixa o Race to Zero. Esta campanha global tem como objetivo a adoção de práticas sustentáveis por pessoas e empresas de diversos ramos da sociedade.

Atualmente, algumas universidades federais fazem parte do movimento, como é o exemplo da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Qual é a diferença entre net zero e carbono neutro?

Tanto um quanto o outro são conceitos relacionados a práticas com o objetivo de diminuir a emissão dos gases estufa. A grande diferença está na profundidade da atuação e como isso envolve outras figuras além da companhia.

Neutralização do carbono significa reduzir emissões de carbono e fazer a compensação do volume já emitido. Por outro lado, empresas net zero têm como foco também em compensar as emissões indiretas.

Ou seja, o primeiro termo relaciona-se as emissões diretas de CO2. Enquanto isso, o segundo conceito envolve a rede de pessoas e outras instituições dentro da cadeia produtiva da empresa.

No quadro de metas da Race to Zero, a difusão de carbono pela empresa pode ser chamada de escopo 1. Já a emissão na compra de energia é o escopo 2. Por fim, os gases que têm a ver com os serviços adquiridos, distribuição e demais serviços pertencem ao escopo 3.

Por que ser net zero?

Fora a importância do compromisso das companhias com o futuro das próximas gerações, tornar a sua empresa uma net zero pode trazer benefícios.

Antes de tudo, é preciso entender como uma empresa adota as práticas de diminuição de CO2. Para isso, a instituição deve garantir a eliminação de emissões no seu negócio e projetar a mesma ação aos fornecedores e clientes.

Assim sendo, este segundo passo é o que torna o processo ainda mais desafiador às companhias.

Entre os benefícios, um dos principais são as oportunidades de financiamento. O mercado atual valoriza empresas comprometidas com um planeta saudável, indo além das formas tradicionais de fazer negócios.

Atualmente, cresce o número de investidores e sponsors antenados em instituições com impacto positivo no ramo do meio ambiente e da sociedade em geral.

Um case de sucesso quanto a isso é a BlackRock, que desde 2020 mudou radicalmente a forma de atuação. A companhia ajudou o fundo focado no clima Engine Number 1 a ganhar assentos no Conselho da petroleira Exxon.

Este movimento fez parte da promessa da BlackRock de responsabilizar empresas que não tenham um plano crível para reduzir emissões.

Somado a estes fatores está a inovação resultante da adoção de metas de descarbonização na cadeia de valor produtivo. Inclusive, há países no qual o governo investe especificamente em companhias do gênero.

Como investir em ativos net zero?

Uma das formas de investir neste mercado é por meio de tokens de crédito de carbono. Este mecanismo funciona como um certificado digital que comprova que a empresa evitou a emissão de uma tonelada de CO2 em determinado ano.

Bem como, estes créditos podem ser comprados por empresas ou pessoas físicas que desejam compensar a descarbonização imediatamente ou no futuro. No Brasil e no mundo, a MOSS Earth é uma das gigantes deste mercado e comercializa o token MCO2.

Além de ser pioneira neste ramo das empresas ambientais, a MOSS já compensou 870 mil toneladas de CO2 e preservou 734 milhões de árvores. A empresa contribui em projetos voltados à preservação da Amazônia, do manejo sustentável e conservação da biodiversidade local.

Para comprar um token de crédito de carbono é preciso que o investidor realize o cadastro no site da MOSS Earth. Além disso, a plataforma também disponibiliza uma calculadora de emissão de CO2, para que as empresas calculem seus impactos ambientais.

Invista em net zero com a G2D

A G2D Investments tem diversas empresas disruptivas em seu portfólio. A Moss Earth, plataforma brasileira de venda de créditos de carbono, é uma das investidas por meio de The Craftory, uma casa de investimento em marcas de consumo do século 21.

Investindo por meio do código G2DI33, você também investe na Moss e em outras empresas inovadoras.

Acompanhe as últimas novidades do mundo do Venture Capital e do nosso portólio. Assine a Newsletter da G2D e receba as atualizações direto em seu e-mail.

‍

compartilhe
relacionado
Produtos Sustentáveis: Nova Forma de Consumo
Probiótico da Seed aumenta a produção de mel das abelhas
Por que investimentos ESG estão ganhando terreno?

Assine a Newsletter G2D

Tudo sobre as novidades do mundo de venture capital, startups e tech.
Mais Artigos
Por
Redação G2D
O inverno (dos IPOs) acabou?
Por
Redação G2D
O que é papel higiênico reciclado? Um guia completo
Por
Redação G2D
Por que empresas de tecnologia são os melhores investimentos históricos?
Por
Redação G2D
Dry powder no investimento: seu guia completo sobre capital não investido
Por
Redação G2D
G2Day: Líderes de G2D e GP respondem dúvidas do público
Por
Redação G2D
NotCo anuncia parceria com Mars
Por
Redação G2D
Luis Felipe Adaime, da Moss, está no podcast da Totvs
Por
Redação G2D
Carlos Pessoa, diretor da G2D, está no podcast Astella Playbook
Por
Redação G2D
XP recomenda compra de papéis da G2D: 'Alto potencial de crescimento na carteira'
  • Sobre
  • Contato
  • Portal RI
  • privacidade
  • TERMoS e CONDIções
Canal Youtube G2D InvestmentsLinkedIn da G2D InvestmentsInstagram da G2D Investments

© 2022 G2D Investments