RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

4 min de leitura 11 março. 2022

O que é e como calcular o prazo de retorno do investimento

# G2D Investments
O que é e como calcular o prazo de retorno do investimento

Investir nem sempre é um processo com tempo determinado. Alguns podem carregar as mesmas ações por anos, enquanto outros preferem vendê-las com frequência para receber os lucros. Essa diferença pode fazer o investidor se questionar: afinal, qual é o prazo de retorno de investimento?

No mercado, esse tempo é conhecido como “payback”, ou seja, período até que um investimento retorne o valor inicialmente investido, no mínimo. O termo vale para os investidores e as empresas, seja para a contratação de um funcionário ou para a compra de equipamentos. 

Neste texto, vamos abordar os dois vieses, tanto pelo lado do investidor, quanto pelo lado das empresas, que podem usar esse indicador de retorno do investimento para a tomada de decisão. Acompanhe!

O que é o prazo de retorno de investimento?

O prazo de retorno de investimento (PRI) é um indicador que mostra em quanto tempo o investidor estima recuperar o valor investido no negócio. Isso vale tanto para companhias iniciantes, quanto para as mais consolidadas, já que demonstra a capacidade de gerar ganhos.

Para calcular essa taxa de retorno, basta dividir o capital investido pelo lucro esperado pelo novo investimento. Sendo assim, o PRI mostra o retorno em relação ao valor investido. Como exemplo, considere que um negócio investiu R$ 50 mil em uma nova máquina, que aumentará as vendas em R$ 20 mil por ano. Então, PRI será de 2,5 anos.

Sendo assim, é necessário gerar lucro por dois anos e meio para pagar o investimento. Entender isso é importante para fazer comparações e descobrir as iniciativas que trazem o maior retorno no menor tempo, por exemplo.

O prazo de retorno de investimento é apenas uma das métricas para atestar a capacidade de um negócio se mostrar lucrativo, mas há outros indicadores, como o retorno sobre investimento. 

ROI x PRI

Em inglês, a sigla ROI representa “return on investment”, o retorno sobre investimento, em tradução para o português. Essa métrica é usada tanto pelas empresas quanto pelos investidores, que podem analisar se uma determinada companhia está investindo corretamente e obtendo retorno sobre investimento.

Diferentemente do PRI, o ROI calcula quanto de retorno uma empresa ou um investidor pode obter ao aplicar em determinado negócio. Um número positivo indica um investimento lucrativo, isto é, que melhora a capacidade da empresa. Em contrapartida, um ROI negativo mostra um investimento prejudicial.

Os dois são complementares e apontam para a saúde da gestão de uma companhia, já que, com bons investimentos, é esperado mais crescimento. Por outro lado, se os projetos não vingam, as expectativas do mercado são frustradas.

Diferentes prazos de retorno de investimentos

Entre as diferentes classes de investimento, como renda fixa, renda variável ou Venture Capital, há diversos prazos a serem esperados. No caso da renda fixa, muitas vezes, o retorno sobre o investimento já é definido na hora do aporte inicial, com prazo e rentabilidade. 

No entanto, para a renda variável, o cenário é mais complexo. No caso de companhias abertas na Bolsa de Valores, o investidor deve analisar os indicadores e acompanhar os resultados para averiguar se as expectativas sobre determinado negócio estão sendo atingidas. 

Por isso, não há um prazo ideal para o retorno do investimento, podendo ser curto, caso a empresa apresente um crescimento robusto em pouco tempo, ou mais longo, dependendo dos projetos da companhia. 

No Venture Capital, já é esperado um prazo maior, uma vez que se tratam de empresas em processo de maturação. A vantagem está no retorno que esse investimento pode trazer, caso a companhia cresça e atinja os objetivos no mercado. 

Vantagens da G2D

O Venture Capital é um dos investimentos com maior taxa de retorno de investimento, mas, muitas vezes, ele é restrito a alguns investidores. Na G2D, empresa especializada neste mercado, qualquer pessoa pode investir em empresas que antes estavam ao alcance apenas de quem tem muito dinheiro para investir.

Invista na G2D

Independentemente do prazo de retorno de investimento, a G2D apresenta grandes vantagens na hora de investir, como diversificação, bons retornos e expertise por contar com profissionais que encontram as melhores oportunidades. Conheça mais do nosso portfólio.

Investimos em empresas tanto do Brasil quanto do exterior, em diferentes setores, como varejo, educação, criptomoedas, entre outros. O foco está no crescimento vertiginoso desses negócios, provendo mais retorno para os investidores.

Conte com a G2D para dar os primeiros passos em Venture Capital e ter acesso a grandes empresas. Acompanhe todas as novidades na nossa newsletter.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.