RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

4 min de leitura 16 setembro. 2022

Qual é o impacto das fintechs no mercado financeiro? Entenda

# G2D Investments
Qual é o impacto das fintechs no mercado financeiro? Entenda

Recentemente, a Federação Brasileira de Bancos divulgou um dado que mostra o tamanho do impacto das fintechs no mercado financeiro. Pela primeira vez, o número de novas contas feitas por meio de canais digitais superou as realizadas fisicamente. 

Aliás, o setor financeiro brasileiro possui uma longa tradição de apostar em soluções inovadoras e baseadas em alta tecnologia. Nos anos 90, por exemplo, Bill Gates estrelou um comercial do Unibanco sobre Internet Banking. Na propaganda, o fundador da Microsoft aparece elogiando a crescente digitalização do Brasil.

Até hoje, o país lidera o ranking de digitalização bancária na América Latina. Sendo assim, saiba mais sobre como a tecnologia é usada para impulsionar a atuação de instituições financeiras. 

O que são as empresas fintechs? 

As fintechs são startups com modelo de negócio voltado para soluções financeiras. Essas empresas começaram a surgir no início do século 21, transformando as operações do setor. Em síntese, os negócios fintech são responsáveis por introduzir inovações no mercado financeiro por meio da aplicação intensa de tecnologia. 

O termo que denomina o segmento é uma junção das palavras financial e technology. Logo, a principal característica de uma empresa fintech é usar tecnologia avançada nos produtos e serviços financeiros. Em geral, esses negócios atuam por meio de plataformas online, oferecendo serviços inteiramente digitais.

Conheça os principais números do ecossistema de fintechs no Brasil 

Existem diferentes categorias: fintechs de crédito, investimentos, meios de pagamentos e criptomoedas, entre outras. Aliás, as startups de finanças são as mais desenvolvidas do ecossistema de inovação: das 11.394 empresas ativas, 1290 operam no setor financeiro, segundo a Distrito. 

Além disso, dados de 2020 da empresa Comscore mostram que o Brasil lidera a digitalização bancária entre os países da América Latina. Os investimentos também evidenciam o impacto das fintechs no mercado financeiro: no total, 40% dos US$ 9,4 bilhões investidos em startups brasileiras no último ano foram destinados para fintechs. 

Como resultado, o Brasil se consolidou na 14ª posição do ranking global dos maiores ecossistemas de fintechs, conforme relatório da empresa britânica Findexable. Também é expressivo o número de fintechs que integram a lista de unicórnios brasileiros – são seis fintechs avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. 

Uma delas é a Mercado Bitcoin, empresa que integra o portfólio de investimentos diretos da G2D. Considerada a maior corretora de ativos digitais do Brasil, a Mercado Bitcoin é o primeiro unicórnio de criptomoedas da América Latina e já captou US$ 268 milhões em investimentos.

Saiba como as fintechs impactam o sistema financeiro nacional

Usando a tecnologia para melhorar a experiência do cliente e reduzir custos, as startups de finanças como Nubank e PicPay ajudaram a impulsionar o crescimento de contas digitais e meios de pagamento online. Em alguns casos, a tecnologia ajudou a deixar as fintechs brasileiras à frente dos bancos tradicionais. 

Com o impacto das fintechs no mercado financeiro, grandes corporações passaram a entender a necessidade de modernizar os próprios processos. Como efeito, clientes de diferentes instituições financeiras podem ter acesso a operações mais digitalizadas. As fintechs brasileiras são caracterizadas por proporcionar benefícios como: 

  • aumento da eficiência dos produtos e serviços financeiros;
  • crescimento da concorrência no mercado financeiro;
  • velocidade das transações;
  • inovação das operações financeiras;
  • diminuição da burocracia no acesso ao crédito.

Mantenha-se atualizado sobre o mercado financeiro com a G2D

O segmento de fintechs vem crescendo ano após ano no Brasil, então não fique de fora das novidades sobre startups e mercado financeiro. Continue atualizado sobre as novidades mais relevantes sobre investimentos e o impacto das fintechs no mercado financeiro com ajuda da G2D.

Plataforma de investimentos que visa democratizar o acesso ao Venture Capital, a G2D apoia empresas de tecnologia no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. As investidas do portfólio não só apresentam crescimento de faturamento exponencial, mas também potencial de liderar os mercados onde atuam. 

Também investimos em fintechs como a Blu, que oferece soluções de pagamento para a indústria e o setor varejista. A Mercado Bitcoin e a Blu estão listadas entre as top 100 fintechs do Distrito Fintech Report 2022. Para receber novos conteúdos com as últimas novidades sobre Venture Capital, startups e tecnologia, cadastre-se na newsletter da G2D Investments.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.