RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 10 setembro. 2021

Startup unicórnio: veja a importância desse tipo de empresa

# G2D Investments
Startup unicórnio: veja a importância desse tipo de empresa

Startup unicórnio é um termo criado para se referir a um tipo específico de empresas jovens, com modelos repetíveis e escaláveis, avaliadas em mais de um bilhão de dólares. Por conta da raridade, elas recebem o nome desse animal fantasioso.

Porém, ao contrário de quando o termo unicórnio startup foi dito pela primeira vez, hoje, essa é uma definição cada vez mais usada, afinal, se tornou uma meta para os empresários.

Porém, se a empresa já possui faturamento relevante ou bastante dinheiro aportado por seus investidores, por que ainda é chamada de startup? Essa característica deve-se ao alto potencial de crescimento de resultados, impactando positivamente o segmento de atuação e ganhando fatia de mercado das empresas tradicionais, chamadas de incumbentes

A ideia de ter o mais novo unicórnio brasileiro na sua carteira de investimentos é interessante, mas quando e como investir? A seguir, explicaremos alguns detalhes sobre esse tipo de empresa e como identificá-la no mercado.

Características de uma startup unicórnio

É possível dizer que uma startup unicórnio é uma empresa que enfrentou vários desafios e alcançou a marca importante de mais de 1 bilhão de dólares de valor de mercado, tornando-se das maiores empresas de seu mercado de atuação — mas essas não são as únicas características. Abaixo, veja os principais aspectos presentes nas startups que calçaram o valor de dez dígitos.

Inovação

Uma das principais características de uma empresa unicórnio é a inovação que ela traz para o setor. Afinal, com esse diferencial, ela poderá se destacar no segmento no qual está inserida. Ao gerar soluções inovadores, a startup unicórnio ganha clientes das empresas incumbentes, antes acostumados com serviços e produtos ultrapassados.

As empresas em que a G2D investe, por exemplo, são startups que possuem alto potencial de crescimento e inovação disruptiva — diferencial que desconstrói e modifica os processos de um segmento.

Posição de vantagem

Outro ponto característico de uma startup unicórnio é a vantagem competitiva no mercado. Isso porque, sendo inovadoras, essa empresa oferece serviços e produtos com maior qualidade e agilidade, além de custos mais baixos para os clientes, tornam-se a primeira opção em seu ramo de atuação..

Porém, vale ficar atento aos planos de negócios. Afinal, essa posição de vantagem deve ser sustentável no longo prazo para que o crescimento seja contínuo e traga benefícios palpáveis para clientes e investidores.

Investimento em tecnologia

Tanto as startups unicórnios brasileiras quanto as estrangeiras possuem uma característica marcante em comum: o alto investimento em tecnologia. A capitalização nesse tipo de ferramenta é crucial na automação e, consequentemente, na otimização dos processos e redução de custos.

Foco no cliente

Por último, é importante destacar que as empresas que se tornam startups unicórnios são aquelas que possuem o cliente como o foco dos processos internos e externos, desde os produtos e as funcionalidades até as ações logísticas e os investimentos de infraestrutura.

A NotCo, por exemplo, é a mais nova startup unicórnio que segue esse pensamento no portfólio da G2D. Especializada na fabricação de alimentos de origem animal com matérias-primas vegetais, essa empresa possui uma ideologia sustentável, que será benéfica para todos os cidadãos a longo prazo.

Investindo em startups unicórnios

Encontrar unicórnios brasileiros e estrangeiros antes que eles alcancem esse status é um meio de aumentar a rentabilidade da sua carteira de ações. Porém, identificar as características acima nem sempre é uma tarefa simples. Afinal, é necessário conhecer o mercado e as especificidades, além de ter o acesso ao investimento na hora certa.

Com experiência no mercado, a G2D é uma empresa que você pode comprar ações na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) e já começar a ganhar como um dos maiores alocadores do país. Afinal, em nosso portfólio, é possível encontrar oito startups unicórnios.

Startups investidas da G2D por meio da Expanding Capital, fundo de Venture Capital no Vale do Silício:

  • Clover Health;
  • Cameo;
  • Farmers Business Network;
  • Fair;
  • Turo;
  • ClassPass.

Startup investida da G2D por meio da The Craftory, fundo de Venture Capital focado em bens de consumo:

  • NotCo.

Investimento direto da G2D:

  • Mercado Bitcoin.

Assim, em vez de procurar por startups que possam se tornar empresas unicórnios, você investe em quem possui a experiência e a expertise de vários profissionais qualificados. A G2D é um empreendimento dedicado em encontrar negócios em pré-IPO (Initial Public Offering).

Mantenha-se informado com quem conhece o mercado

Assim como a NotCo se tornou uma das mais novas empresas na lista de startup unicórnio, outros negócios podem tomar o mesmo rumo, valorizando as ações. Mas antes que isso aconteça, que tal contar com as informações mais aguçadas de nossos profissionais?

Acesse o nosso site e faça o seu cadastro em nossa newsletter para começar a acompanhar as novidades e as tendências do mercado de investimentos e inovação. Confira como a G2D pode te ajudar.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.