RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

6 min de leitura 29 novembro. 2021

Startups na Netflix: veja filmes e séries sobre o tema

# G2D Investments
Startups na Netflix: veja filmes e séries sobre o tema

Se você quer saber mais sobre investir em startups, que tal começar por filmes e séries com esse tema? Além do entretenimento, isso pode ajudar a compreender alguns conceitos básicos desse universo, como investimento anjo, série A e assim por diante. Por isso, preparamos uma lista de produções sobre startups na Netflix e em outras plataformas. Confira a seguir:

Filmes e séries sobre startups na Netflix

Startup

A série da Sony foi lançada em 2016 e tem três temporadas na Netflix. Ambientada na Flórida, a produção conta a história do GenCoin, uma criptomoeda criada por Izzy Morales (Otmara Marrero), uma jovem talentosa que não consegue emplacar a sua ideia.

Ela conhece um executivo, Nick Talman (Adam Brody), que abraça a ideia e resolve bancá-la por conta própria. O dinheiro, no entanto, é do pai dele, um criminoso que está sendo chantageado pelo policial corrupto Phil Rask (Martin Freeman, o Watson da série Sherlock Holmes, da BBC).

Apostando Alto (Start-Up)

A série sul-coreana conta a história de quatro protagonistas, entre eles uma jovem empreendedora que sonha em ser o Steve Jobs da Coreia. A trama se passa em uma espécie de Vale do Silício sul-coreano, chamado de Sandbox. Protagonizada por Bae SuzyNam Joo-hyuk, Kim Seon-ho e Kang Han-na, a produção tem um drama familiar como principal fio condutor.

O Código Bill Gates

A produção se aprofunda na maneira de pensar e no processo de solução de problemas do fundador da Microsoft, Bill Gates, e de sua então esposa Melinda Gates. O documentário acompanha o casal em missões para endereçar questões relacionadas a seu trabalho filantrópico. Pouco tempo antes do lançamento, o casal anunciou sua separação após uma união de 27 anos.

Dilema (What If)

A minissérie de suspense com Renée Zellwegger traz a história de uma poderosa capitalista que pretende investir milhões em uma empresa de biotecnologia de uma jovem pesquisadora em troca de uma noite com seu marido.

Osmosis

A série francesa conta a história de dois irmãos que criam uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial que permite que qualquer pessoa encontre a sua alma gêmea. No entanto, a verdadeira ideia é testar um tratamento que busca a cura de um problema neurológico que atinge a família.

The One

Em um enredo parecido com Osmosis, uma pesquisadora descobre como encontrar o par ideal com base no DNA, criando um novo serviço de relacionamentos. Mas será que vai funcionar?

Steve Jobs

O filme com Michael Fassbender traz momentos marcantes da vida do fundador da Apple. A trama aborda desde o icônico lançamento do primeiro computador Macintosh, em 1984, até a introdução do iMac. Também destaca o conturbado relacionamento de Jobs com a filha Lisa.

Jobs

O filme de 2013 é protagonizado por Ashton Kutcher e conta a história da juventude do fundador da Apple até o lançamento do iPod, incluindo o período de crise nos anos 1990. A produção traz um relato fiel desses primeiros anos, mostrando um Steve Jobs brilhante e inspirador, mas desequilibrado e com tendência à desonestidade quando se trata de atingir suas metas.

Upstarts

O filme mescla comédia e drama traz a história de três amigos que criam uma startup. O objetivo do negócio é levar remédios a lugares distantes e faturar milhões mudando o mundo. No entanto, ao encontrarem um investidor, os jovens assumem mais trabalho e as demandas do dia a dia acabam afastando o grupo.

O Menino que Descobriu o Vento

Com lições sobre resiliência e superação, o filme fala sobre um garoto que tem o sonho de estudar, mas não tem condições financeiras para isso. No entanto, ele desenvolve uma turbina eólica e salva seu vilarejo da fome. A trama é baseada na história real do engenheiro William Kamkwamba, do Maláui, personagem interpretado por Maxwell Simba.

Tony Robbins: Eu Não Sou Seu Guru

O documentário mostra as técnicas não convencionais do coach Tony Robbins, capazes de lotar um evento com milhares de pessoas. Com um olhar dos bastidores desses eventos, explora a discussão sobre o que é necessário para empreender: acreditar em si e agir para transformar as próprias condições de vida.

O Dilema das Redes (The Social Dilemma)

Apesar de não tratar diretamente da temática do empreendedorismo, o documentário dramático traz uma discussão sobre como funcionam os algoritmos das redes sociais e como eles estão moldando as nossas relações no dia a dia.

Produções em outras plataformas

A Rede Social (The Social Network)

O filme com Justin Timberlake conta a história da fundação do Facebook por Mark Zuckerberg. O que começou com um aplicativo que conectava estudantes de uma universidade se tornou uma rede social global com bilhões de usuários.

Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley)

O filme de 1999 é baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer e, como diz o próprio nome, conta a história do nascimento do computador pessoal (personal computer), o famoso PC.

O filme abrange um período entre 1970 e 1990, passando pela disputa entre Apple e Microsoft pela conquista desse mercado.

Silicon Valley

A série de comédia da HBO explora o conflito entre vender uma ideia para um grupo de investidores ou arriscar tudo e montar o próprio negócio. Ao todo, são seis temporadas com episódios de cerca de 30 minutos.

The Startup Kids

O documentário conta a história de fundadores de startups como Dropbox, Vimeo, SoundCloud. Também traz grandes nomes do universo das startups, como M. G. Siegler, sócio-geral do Google Ventures e escritor no TechCrunch.

Filmes sobre startups na Netflix são uma forma descontraída de entender esse universo. Indo mais além, você sabia que qualquer pessoa pode ser sócia desses negócios, mesmo não estando à frente de uma companhia? Entenda como fazer isso em nosso artigo sobre como investir em startups.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.