RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

4 min de leitura 10 setembro. 2021

Tecnologia blockchain: entenda quais são as vantagens

# G2D Investiments
Tecnologia blockchain: entenda quais são as vantagens

Você já ouviu falar sobre tecnologia blockchain? O tema tem ganhado bastante popularidade e já é considerado um dos avanços técnicos mais importantes desde a invenção da internet, capaz de mudar os rumos da economia mundial. 

Apesar de não ser um assunto novo, muita gente ainda tem dúvidas sobre o que é essa inovação. Para ajudar você a entender um pouco mais sobre o que é tecnologia blockchain, preparamos um material com algumas informações. Continue a leitura e saiba mais.

Afinal, o que é blockchain?

A tecnologia de blockchain permite a leitura e escrita de informações em uma fonte de dados confiável (a “blockchain”) construída de forma descentralizada na internet. Ela funciona como uma cadeia de blocos gerados por código de programação, carregando informações conectadas. 

Esses blocos só existem no ambiente digital e obedecem regras bastante rígidas de funcionamento, possibilitando o funcionamento das criptomoedas, como Bitcoin e Ether, por exemplo. 

O conceito de tecnologia blockchain surgiu em 2008, em um artigo de autoria de  Satoshi Nakamoto. Entretanto, a criação do sistema permanece um mistério. Até hoje, não há informações se Satoshi é uma pessoa, uma empresa ou um conjunto de empresas, já que a identidade do criador não foi revelada.

É na blockchain que as transações com criptomoedas ficam gravadas. Além disso, a blockchain é completamente transparente aos usuários. Isso significa que uma transação feita no Brasil pode ser visualizada e confirmada por usuários de outros países. 

Entretanto, dados pessoais sobre as pessoas envolvidas não são expostos, já que o sistema é criptografado.

Como as transações funcionam?

Para entender o que significa blockchain e como ela funciona, é preciso se lembrar do conceito de blocos. Cada bloco contém informações sobre as transações realizadas em um determinado período de tempo e possuem uma assinatura digital única chamada de hash, ou seja, um código único que identifica aquele bloco.

A hash servirá para interligar os blocos entre si. A partir disso, forma-se uma corrente responsável por ligar os blocos de informações. Dessa maneira, como os blocos são sequenciais na corrente, apenas uma única blockchain pode existir. 

Isso garante que as transações efetuadas são irreversíveis e podem ser observadas por todos que analisarem o histórico de blocos da corrente. Outro benefício de existir apenas uma corrente verdadeira é que ela pode ser armazenada de forma distribuída em vários computadores no mundo inteiro, conectados via internet. 

A blockchain é segura?

Uma das principais dúvidas em relação a essa tecnologia é sobre ela ser segura. Afinal, a blockchain é uma inovação bastante disruptiva, o que pode causar um certo receio, principalmente quando falamos em transações realizadas pela internet.

Porém, a tecnologia blockchain se mostra segura graças à utilização das hashs, que são assinaturas únicas e criptografadas para cada bloco de informações. São elas que garantem uma camada extra de segurança ao processo. 

Para fraudar alguma transação, um hacker precisaria alterar todas as cópias da blockchain no mundo inteiro, ao mesmo tempo. Além disso, como o hash é encriptado, o poder computacional necessário para realizar esse processo seria praticamente infinito.

Saiba quais são as outras possibilidades de uso da blockchain

Apesar de estar associada às criptomoedas, a tecnologia blockchain não se restringe apenas a essa utilização. Por se tratar de transmissões de informações feitas de forma descentralizada, onde a verdade é “garantida”, ela é considerada uma nova forma de compartilhamento. 

Além de serviços financeiros, a blockchain pode ser utilizada por empresas, governos e usuários comuns para uma grande variedade de coisas que dependem das partes envolvidas confiarem que as informações que estão interagindo são verdadeiras. Exemplos podem ir desde a comercialização de itens até a validação de documentos, feitos sem intermediários ou burocracias.

Dessa forma, é possível aproveitar toda a praticidade e a autonomia que o sistema oferece, já que dispensam o pagamento de taxas a lojas ou instituições financeiras. Como tudo fica registrado em um banco de dados, a blockchain também é acessível e transparente aos usuários, o que a torna segura e menos vulnerável a fraudes.

Invista em tecnologias disruptivas e fique por dentro do mercado com a G2D

Quer acompanhar mais informações sobre a tecnologia blockchain e ficar por dentro das novidades das criptomoedas? Então, assine a nossa newsletter e saiba mais sobre esse tipo de investimento. Faça o seu cadastro no nosso site e receba informações dos nossos especialistas diretamente no seu e-mail!

#

O que é a G2D investimentos

A G2D é uma plataforma global de investimentos em empreendimentos promissores quando o assunto é tecnologia disruptiva e crescimento acelerado. Está listada na B3 como (G2DI33)