RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 09 setembro. 2022

Tendência de mercado: o que muda nos investimentos em um ano eleitoral?

# G2D Investments
Tendência de mercado: o que muda nos investimentos em um ano eleitoral?

Tentar adivinhar o futuro e prever a tendência de mercado são sempre tarefas complicadas. Em ano eleitoral, os desafios multiplicam-se! Afinal, esse momento é decisivo, e a escolha dos representantes influencia o mercado financeiro.

Em um contexto de tanta imprevisibilidade, fazer boas análises pode ser a chance de ter ótimos investimentos, tanto para proteger o dinheiro das oscilações quanto para aumentar a rentabilidade.

Porém, isso não é fácil. Para saber como identificar e aproveitar as próximas tendências de maneira assertiva, é necessário conhecer o seu perfil e os seus objetivos com os investimentos. Assim, você tira o melhor proveito da direção da economia.

Neste post, vamos apresentar as principais tendências do mercado financeiro para o futuro e explicar a influência das eleições para tornar o cenário ainda mais imprevisível e cheio de surpresas.

Tendência de mercado atual

No início do ano, dois setores apresentaram bons resultados, em uma tendência de mercado que repete o cenário de 2021: o varejo eletrônico, em ascensão desde o começo da pandemia, e a tecnologia, que promete ser uma tendência de mercado com muito potencial de expansão.

Nesses dois setores, há uma coisa em comum: a inovação. Mais do que nunca, as ideias disruptivas surgem como soluções para os problemas sociais em um contexto de muito desafio, após uma pandemia e mudanças profundas na forma como a sociedade organiza-se.

Tendência de mercado em ano de eleições

Em 2022, ocorrem eleições para presidente, governadores, deputados estaduais e federais. O cenário é de polarização, e isso causa uma certa incerteza em relação aos rumos que o país tomará nos próximos quatro anos.

Esse cenário imprevisível afeta não só o dia a dia dos brasileiros, mas também a tendência de investimento. Afinal, a volatilidade do mercado tende a aumentar, enquanto a oscilação dos preços pode levar a um comportamento de maior cautela e tensão por parte dos investidores.

Tanto é verdade que os economistas estão tentando buscar formas de prever os resultados das eleições, lançando mão de algoritmos, pesquisas especializadas e modelos de projeção, tamanho o impacto desse evento para o mercado.

Nesse contexto, investidores de perfil mais conservador talvez queiram priorizar um tipo de investimento de menor risco, como as aplicações de renda fixa, como forma de driblar a volatilidade e proteger o capital.

No entanto, isso não significa que o mercado de ações e outras aplicações de renda variável sejam jogados para escanteio. Pelo contrário: o mercado acionário brasileiro está amadurecendo e consolidando-se. A expectativa é de que os investimentos não fiquem estagnados durante o período eleitoral.

Em outras palavras, é preciso focar nas oportunidades em vez de apenas temer possíveis ameaças. Conforme explicamos, os setores voltados para a inovação estão em alta. Portanto, concentre os esforços neles!

Onde encontrar as melhores oportunidades

A G2D trabalha para encontrar as melhores oportunidades, tanto no Brasil quanto no exterior. Por isso, tem participação na The Craftory, uma casa de investimentos nos Estados Unidos.

A The Craftory é responsável por encontrar empresas inovadoras, voltadas para o consumo, ajudando-as a saltarem de 10 milhões de dólares de faturamento para 100 milhões ou mais.

Além disso, a G2D tem participação na Expanding Capital, uma companhia de Venture Capital que aplica em negócios de serviços financeiros, saúde e tecnologia da informação. Alguns até já se tornaram unicórnios, valendo mais de 1 bilhão de dólares.

Dessa forma, investir na G2D é uma excelente forma de expor-se às principais tendências de mercado, uma vez que é possível ter acesso ao que há de mais novo na economia.

A G2D opera de maneira muito semelhante aos ETFs (Exchange Traded Funds), fundos de investimentos negociados em Bolsa de Valores, conhecidos justamente por trazerem uma cesta de ativos agrupados em um só.

Trata-se de uma excelente estratégia de diversificação e proteção, já que você pode investir em vários setores de uma só vez. É possível comprar os papéis da G2D na B3, a Bolsa de Valores brasileira, por meio do código de negociação (ticker) G2DI33

Como minimizar os erros ao analisar tendências de mercado

É difícil prever a tendência do mercado financeiro hoje, dada a imprevisibilidade do cenário, ainda mais agravada pelo contexto eleitoral. No entanto, ao planejar os investimentos, uma boa sugestão é focar em empresas que atuam em vários segmentos, como os ETFs.

Dessa forma, é possível minimizar possíveis erros no caso de não apostar no cavalo vencedor. O segredo é investir em vários competidores de uma vez só. Assim, se um setor não crescer tanto quanto o esperado, outro pode surpreender e compensar eventuais prejuízos.

Ao fazer a análise da tendência de mercado, é importante levar em conta a diversificação. Na G2D, além dos investimentos no exterior, há aplicações em companhias de educação no Brasil, como a Quero Educação, serviços financeiros, como a Blu, e até de criptomoedas, como a Mercado Bitcoin.

Fique atento aos investimentos da G2D

Como você pôde ver, é impossível adivinhar a tendência de mercado com 100% de certeza, mas dá para conhecer mais produtos e apostar nos setores com o maior potencial na economia. A G2D trabalha para apresentar as soluções mais inovadoras, que ditam a direção do futuro.

Acompanhe nosso portfólio e mantenha-se em sintonia com as empresas mais promissoras, que podem apresentar forte valorização no futuro. Aproveite e cadastre-se na nossa newsletter para acompanhar todas as novidades do mundo dos investimentos!

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.