RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

7 min de leitura 19 novembro. 2021

Quais são os principais tipos de investimento?

# G2D Investments
Quais são os principais tipos de investimento?

O brasileiro está cada vez mais preocupado com as finanças, visto o crescente interesse nos diferentes tipos de investimento disponíveis, desde ações na Bolsa e até criptomoedas. 

Investir é uma excelente forma de aumentar o patrimônio, porém é preciso ter atenção à rentabilidade, aos potenciais riscos e diversos outros pontos importantes de cada opção. 

Para saber onde investir seu dinheiro com maior assertividade e obter os resultados mais próximos ou superiores ao esperado, conheça as principais características dos tipos de investimentos financeiros

Tipos de investimento

De maneira geral, podemos dividir os tipos de investimento em renda fixa e renda variável. A partir dessa divisão, você entende qual atende melhor ao seu perfil de investidor.

Renda fixa

O investimento em renda fixa é caracterizado como “seguro”. Aqui, as opções não sofrem grandes oscilações e oferecem previsibilidade. Em alguns casos, o investidor até já sabe quanto lucrará no final de determinado período. 

Por isso, é indicado ao perfil de investidor conservador, mas também pode fazer parte de uma estratégia de diversificação na carteira de investidores de perfil arrojado

O cálculo da rentabilidade pode ser pré-fixado ou pós-fixado. No primeiro, o investidor já conhece a futura rentabilidade no vencimento da aplicação. No segundo, o ganho final depende da variação de índices como CDI, inflação entre outros, por isso, não oferece a mesma previsibilidade do pré-fixado. 

Renda variável

A renda variável é um tipo de investimento voltado para perfis mais arrojados porque a rentabilidade é imprevisível pois depende de condições macro e microeconômicas do mercado. 

Por isso, investimentos de renda variável apresentam uma volatilidade maior e frequente, com potencial de ganhos ou perdas bastante amplos. Assim, este tipo de investimento é mais recomendado para investidores com perfil arrojado e que não precisam do capital investido no curto prazo. 

Em geral, o potencial derentabilidade, é mais alto que na renda fixa. Entre os tipos de investimento de renda variável mais populares, podemos apontar o investimento em ações, FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário) ou ETFs.

Como escolher o melhor tipo de investimento

Se você está iniciando nesse universo e quer saber como investir dinheiro de forma segura, é mais indicado apostar na renda fixa. Assim, você acompanha o rendimento sem grandes surpresas enquanto estuda o mercado financeiro antes de pular para outras possibilidades com maior rentabilidade e, consequentemente, maior risco.. 

Caso você já tenha conhecimento sobre investimentos e já faça aplicações, como investir no Tesouro Direto e nas demais opções de renda fixa, vale conhecer melhor o seu perfil de investidor. 

Assim, explorar opções em renda variável para aumentar seus retornos de longo prazo balanceando com uma rentabilidade menor de curto prazo em renda fixa.  Para você conhecer outros tipos de investimento, separamos uma lista não exaustiva com as opções mais procuradas atualmente.  

Títulos públicos

Os títulos públicos são investimentos de renda fixa em que o investidor empresta dinheiro para o Governo, que o utiliza nas atividades gerais e no financiamento de dívidas. 

O investimento no Tesouro Direto é uma das formas mais comuns de rentabilizar com os títulos públicos. Ele pode ter juros pré e pós-fixados, mas o investidor só recebe o lucro após o vencimento dos títulos. Caso venha vender o título antes do prazo de vencimento, o investidor pode auferir lucro ou prejuízo dependendo de como o mercado está precificando o título naquele momento. 

CDB

No CDB (Certificado de Depósito Bancário), o investidor empresta dinheiro ao banco que vai financiar suas atividades de crédito e, em troca, remunera o investidor. Há opção de juros pré e pós-fixados. Na prática, o banco devolve o valor com juros, dependendo do prazo de concessão negociado.

LCA e LCI

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) representam papéis vinculados a estes dois nichos. Um grande atrativo destes papéis é que os ganhos auferidos pelos investidores são isentos de Imposto de Renda.. Elas também podem apresentar rentabilidade pré ou pós-fixada.

Na prática, o investidor empresta capital a uma instituição financeira, que o utiliza para financiar transações imobiliárias ou ligadas ao agronegócio. Quando o prazo vence, o dinheiro é devolvido com juros e correção.

Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são uma modalidade de aplicação financeira em renda variável que une recursos de um conjunto de investidores com objetivode desenvolver construção de imóveis, aquisição e aluguel de imóveis prontos entre outros. 

Esta modalidade oferece aos investidores a possibilidade de diversificar seus investimentos em imóveis. Os FIIs são atraentes pois necessitam distribuir pelo menos 95% dos seus lucros auferidos aos seus investidores. 

Criptoativos

Os criptoativos são ativos digitais descentralizados, protegidos por criptografia e registrados de forma digital. Trata-se de um mercado novo, muito buscado por investidores arrojados, que acreditam que no alto potencial de adoção destes ativos como reserva de valor e também como parte de uma nova infraestrutura financeira descentralizada.

Para fazer investimento em Bitcoin, a criptomoeda que possui maior valor de mercado, o caminho mais seguro é via corretora especializada como o Mercado Bitcoin.

Ações

O investimento em ações é uma das formas dos investidores tornarem-se sócios de uma empresa, adquirindo uma pequena parte delas. 

Por conta da alta volatilidade, dependente do cenário econômico e da performance financeira da companhia, esse investimento é popularmente conhecido como de “alto risco”, especialmente em comparação com a renda fixa. 

No entanto, o mercado acionário oferece um potencial de retorno muito maior que investimentos em renda fixa no longo prazo.

Venture Capital

Neste caso de renda variável, o investidor precisa investir em um fundo de investimento em Venture Capital ou diretamente investir em startups como investidor anjo

Desde Maio de 2021, investidores interessados nessa modalidade podem também comprar um BDR (Brazilian Depositary Receipt), da G2D Investments e assim investir em Venture Capital no Brasil, EUA e Europa.

Tradicionalmente, investir em fundos de Venture Capital exige aportes altos, de no mínimo centenas de milhares de reais, e são ilíquidos, ou seja, o investidor só poderá recuperar o capital investido corrigido se o fundo performar bem após 10 anos. 

Alternativamente, investidores preocupados com o alto investimento e falta de liquidez desta modalidade, podem comprar BDRs da G2D na Bolsa por um valor baixo e vender quando quiser.   

A modalidade de Venture Capital busca investir em empresas de capital fechado, que possuem grandes diferencias e tem potencial de crescer exponencialmente, trazendo retorno financeiro substancial aos seus investidores..

Private Equity

Em tradução livre, Private Equity significa “investimento em capital privado”. A diferença desse modelo em relação às empresas da Bolsa é o investimento em companhias  normalmente de capital fechado e, consequentemente, não listadas na Bolsa.

Para simplificar, pode-se dizer que uma gestora de Private Equity investe em empresas maduras que normalmente atuam em setores mais tradicionais com o intuito de executar um plano de crescimento ou reestruturação. 

Se a execução do plano for bem sucedida, a gestora vende sua participação na empresa gerando grandes retornos financeiros. Diferentemente do Venture Capital, gestores de Private Equity se envolvem na gestão da companhia investida, desde o conselho de administração até funções executivas. 

Escolha um tipo de investimento e faça seu dinheiro render

Apesar de parecer complexo, ter uma investir em diversos tipos de ativos é simples, basta escolher entre os vários tipos de investimento existentes ao mercado que são adequados ao seu perfil e que atendam suas necessidades de valorização de curto, médio e longo prazo.

A G2D investe em empresas com negócios disruptivos e grande potencial de crescimento. Em nosso portfólio, temos marcas que se tornaram referências mundiais rentabilidade estão reinventando seus segmentos de atuação. Confira quais são aqui

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.