RI: conheça nosso portfólio e resultados financeiros

5 min de leitura 18 julho. 2022

O poder do value investing nos investimentos

# G2D Investments
O poder do value investing nos investimentos

É como dizia Warren Buffett: “preço é o que você paga. Valor é o que você leva”. A frase simboliza a essência do value investing, uma filosofia que pode fazer toda a diferença na hora de investir.

Ainda não sabe o que um dos maiores investidores do mundo dos negócios quis dizer com essa frase? Então, acompanhe a leitura do texto para entender os princípios e os benefícios dessa estratégia.

O que significa value investing?

O value investing tem como princípio uma análise fundamentalista do mercado por conta do investidor. Isso porque essa estratégia tem como foco as ações que estão momentaneamente desvalorizadas, ou seja, com preços abaixo do valor intrínseco.

Em outras palavras, essa filosofia é um “investimento em valor”, conforme a tradução literal do termo em inglês. É essencial que os value investors, os investidores especializados nessa prática, estejam atentos às variações do mercado.

Além disso, essa desvalorização pode acontecer por diversas razões relacionadas ao nicho da empresa em questão ou aos produtos à venda. Veja algumas abaixo.

  • influências externas do mercado
  • divulgação de resultados
  • indicadores econômicos negativos
  • períodos cíclicos de escassez
  • crises internas causadas por escândalos ou notícias ruins
  • impactos de decisões políticas

Seja qual for o motivo, é comum que companhias passem por períodos de subprecificação dos papéis. Em janeiro deste ano, a Petrobras PN (PETR4) foi incluída nas recomendações de economistas focados nos investimentos de valor.

Atualmente, a estatal passa por instabilidades nas ações devido às mudanças políticas do Brasil. Ou seja, poucas pessoas estão buscando esses papéis. É a lei da oferta e demanda.

Tipos de value investing

Ao mesmo tempo, existem dois tipos de value investors no mercado. De um lado está o Deep e de outro o High Quality.

Deep Value Investing

O tipo Deep envolve os investidores em busca de ações que proponham uma boa margem de segurança para os negócios. Logo, estes investidores ficam mais atentos em proteger seu capital do que surfar na onda de ações que vão deslanchar.

High Quality

Por outro lado, os adeptos do tipo High Quality buscam por companhias que possam gerar bons resultados a médio e longo prazo. Constantemente, estes value investors anseiam por empresas com características promissoras.

Antes de tudo, independente da estratégia escolhida o importante é que seja realizada uma análise fundamentalista do mercado. Há empresas de educação em negócios que oferecem cursos para que seja possível se aperfeiçoar nesta prática.

O que fazer para investir como Warren Buffett?

Somado ao título de magnata bilionário dos negócios pelo conglomerado de investimentos Berkshire Hathaway, Warren Buffett é conhecido pelas suas táticas de value investing.

O império de Buffett tem como origem as estratégias de investimentos de valor nos setores de seguradoras, bancos, infraestrutura, alimentação, tecnologia e outros. Nos dias atuais, a fortuna do magnata é estimada em US$ 100 bilhões. Conheça os princípios de sua estratégia.

Princípios do value investing

À primeira vista, pode parecer que a estratégia do value investing é bastante simples de ser executada, bastando apenas atenção aos movimentos da bolsa. Mas não é bem assim.

Os investidores em valor precisam ter atenção também aos princípios dessa técnica.

Valor intrínseco versus valor da venda

Sobretudo, o investidor precisa realizar uma avaliação criteriosa acerca do verdadeiro valor subjacente da companhia. A partir disso, vale calcular a diferença do “desconto” em relação ao preço do papel. Para chegar a esse valor, o investidor pode utilizar métricas de avaliação como o índice P/L.

Cálculo da Margem de Segurança

Desde já, se você quer começar a investir em valor, esteja disposto a buscar a margem de segurança das transações. A margem pode ser calculada ao diminuir o valor intrínseco do preço de mercado. Consequentemente, quanto maior a margem de segurança, maior será o potencial das ações.

Paciência

Apesar de ser uma boa estratégia, os investimentos em valor demoram a gerar bons lucros. Isso porque podem levar anos para que o preço das ações consiga superar o valor intrínseco da companhia.

Growth stocks ou value investing? Escolha a melhor estratégia

Enquanto os investimentos em valor são voltados às ações momentaneamente desvalorizadas, a estratégia de growth stocks trabalha com papéis de companhias em crescimento.

Ou seja, em growth stocks as negociações envolvem múltiplos altos. É comum que empresas do setor de tecnologia se encontrem nessa situação.

Por outro lado, os investimentos em valor trabalham com ações sub precificadas. Então, os valores são mais baixos.

Historicamente, tanto as growth stocks como o value investing possuem momentos oportunos para investir. Um estudo do Bank of America / Merril Lynch apontou que nos últimos 10 anos as growth stocks tiveram mais destaque.

No entanto, antes disso, as ações de valor superaram as demais. Avaliando as últimas décadas, desde 1926 os investimentos em valor geraram  um retorno médio de 17% ao ano para os investidores.

Por fim, para escolher a melhor estratégia, deve-se considerar alguns fatores, como por exemplo o quanto será aplicado nos ativos e em qual prazo que deseja lucrar.

A G2D te ajuda a investir melhor

O portfólio de investimentos da G2D Investments possui empresas inovadoras que estão revolucionando o mercado.

Apesar das nossas estratégias estarem focadas em empresas em crescimento, você pode usar o papel G2DI33 como forma de diversificar a sua carteira de investimentos.

Desta forma, você lucra a partir de empresas do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa que não estão listadas na B3. Além de usar o nosso papel para equilibrar a sua carteira entre growth stocks e value investing.

Receba as melhores informações do mercado financeiro no seu e-mail. Assine a newsletter da G2D.

#

Conteúdos sobre tecnologia, startups e investimentos em Venture Capital e ativos alternativos.